WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Workshop destacará branding, storytelling e tendências para o mercado de chocolates artesanais brasileiros

Empreendedores, chocolatiers e apaixonados pelo universo do cacau têm encontro marcado no dia 6 de maio, das 18h às 20h, para a quarta edição do Workshop online “Insights sobre Branding, Storytelling e Tendências para Chocolates”, comandado por Juliana Recuero Ustra, especialista em cacau e chocolate brasileiro.

 

A ideia do workshop nasceu da experiência de Juliana Recuero Ustra como idealizadora e anfitriã de eventos de degustação de chocolates bean to bar e tree to  brasileiros. Em suas apresentações, Juliana sempre compartilhou histórias sobre o Brasil como país produtor de cacau e chocolate, além de apresentar narrativas reais de marcas brasileiras. O interesse constante dos participantes em saber mais despertou sua motivação para investigar os bastidores desse encantamento com mais profundidade.

Foi assim que ela passou a analisar sistematicamente dados dos concursos do International Chocolate Awards e The Academy of Chocolate – London, mapeando narrativas vencedoras, identificando padrões sensoriais, criativos e culturais das marcas premiadas, e aprofundando sua pesquisa sobre o papel do storytelling e do branding como estratégia de diferenciação.

Além de engenheira química e consultora regulatória para fábricas de chocolate, Juliana é também idealizadora da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, projeto lançado em 2021 que percorre fazendas, fábricas e origens do cacau pelo país, revelando histórias reais de sustentabilidade, inovação e brasilidade.

No workshop, o público mergulha em perguntas como:

  • Quais os tipos de chocolate mais premiados do mundo?
  • Em que perfil o Brasil se destaca?
  • Como o storytelling impacta nas premiações?
  • Quais países se destacam por conexões emocionais ou culturais?
  • Quais elementos narrativos e posicionamentos fazem as marcas se sobressaírem?
  • Como se preparar para apresentar sua marca ao júri e ao público?
  • Como transformar esses aprendizados em educação para o consumo?

Com base em fatos, números e exemplos inspiradores, o workshop vem se consolidando como uma experiência transformadora para quem deseja elevar o valor simbólico do chocolate brasileiro com autenticidade, estratégia e verdade.

O assentamento 2 Riachões apostou na produção de ovos de chocolate agroecológico para a Páscoa / CETA

A proposta do encontro é oferecer ferramentas estratégicas para marcas que buscam se destacar no competitivo universo dos chocolates bean to bar e tree to bar. Com base em sua trajetória de mais de uma década na curadoria e análise de marcas premiadas, Juliana traz reflexões valiosas sobre construção de identidade, posicionamento de marca e inovações de mercado — tudo com foco no protagonismo do cacau e do chocolate produzido no Brasil.

 

Mais do que um workshop, o evento tem sido espaço de conexão entre profissionais que valorizam a brasilidade, a originalidade e a autenticidade na criação de produtos. Edições anteriores contaram com participantes de diversas regiões do país, em busca de direcionamento estratégico e inspiração real para suas marcas.

Juliana Ustra

“A cada edição, abrimos espaço para trocas sinceras e aprofundamos temas que realmente fazem a diferença no posicionamento das marcas. O Brasil tem histórias incríveis para contar através do chocolate – e saber comunicar isso de forma estruturada pode transformar negócios”, afirma Juliana.

SERVIÇO
📌 Workshop Online (4ª turma) – “Insights sobre Branding, Storytelling e Tendências para Chocolates”
Com: Juliana Recuero Ustra
Data: 6 de maio
Horário: 18h às 20h
Formato: Online e ao vivo (plataforma a ser informada após inscrição).
Inscrições via WhatsApp: (53) 99102-4514
Vagas limitadas

Inscrições abertas com valor especial até 15 de abril.

Quem já participou, que pode retornar com uma taxa simbólica de contribuição.

 

📢 Ideal para marcas bean to bar, tree to bar, chocolatarias de todas tipologias, chocolatiers, confeiteiros e demais profissionais e empreendedores do mercado de chocolates.

Mais informações: @chocolatenobrasil
Organização: Expedição Cacau e Chocolate do Brasil

DEPOIMENTOS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo