WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

´Cacau` e ´Renascer` fortalecem turismo e chocolate no Sul da Bahia

Novelas da TVI de Portugal e da Rede Globo tem Itacaré e Ilhéus como cenários

Duas novelas que serão exibidas em 2024 pelas duas principais emissores de Portugal, a TVI, e do Brasil, a Rede Globo, ambientadas no Sul da Bahia, terão impacto positivo no turismo, com suas belezas naturais, cultura e patrimônio histórico, e na consolidação do polo chocolateiro, que a partir da criação do Chocolat Festival, já conta com cerca de 150 marcas de origem, algumas delas premiadas nos Estados Unidos e Europa como Chor, Benevides, Ju e   Martinus.

Com as gravações já iniciadas em Itacaré, ´Cacau` tem em seu elenco nomes  consagrados da teledramaturgia portuguesa como Vitor Brito, Ludy Guimarães, Matilde Reymão, Diogo Amaral, Paulo Calatré, Adriano Toloza, José Condessa, Silvia Chiola, Carolina Amaral, Catarina Nifo, Sofia Nicholson e Nuno Pardal.

De acordo com os diretores da Plural Entertainment, responsável pela produção da novela,  além de Portugal, ´Cacau´ deve ser exibida em outros quatro países da Europa.

 

Marcus Japu, secretário de turismo de Itacaré, destaca que “essas duas novelas vão favorecer a atração de turistas do Brasil e do Exterior, porque darão mais visibilidade à nossa região”. “No caso de Cacau, a novela   é gravada nas áreas rurais e nas nossas praias, dois modelos de turismo que estamos valorizando”, diz.

Marcus Japu com a equipe de produção da novela

Japu destaca ainda que “com os investimentos em infraestrutura, capacitação e divulgação, Itacaré se prepara para  ter o melhor Verão dos últimos anos. O poder público e a iniciativa privada estão adotando protocolos para cada praia, melhorando a qualidade do receptivo e consolidando a cidades como um dos maiores destinos turísticos do País”.

Cléber Isaac Ferraz, diretor do Vilas São José, um complexo de hotelaria e lazer localizado em meio à Mata Atlântica e praias paradisíacas, afirma que “para o setor hoteleiro o impacto das novelas é muito grande, porque durante meses, Itacaré, Ilhéus e o Sul da Bahia estarão sendo veiculados nas duas principais redes de televisão do Brasil e de Portugal”. “Isso vai atrair a atenção de milhares de pessoas, que se sentirão motivadas a conhecer as belezas da região. Todo o trade turístico deve se mobilizar para absorver e aproveitar o impacto positivo que Cacau e Renascer certamente trarão”.

ITACARÉ PARA EUROPEU DESEJAR CONHECER

A trama central do enredo envolve a protagonista Cacau, que dá nome à novela, uma jovem filha dos caseiros portugueses que cuidam de numa área de cacau de um rico português, e  que trabalha numa fábrica de chocolate em Itacaré, mas sonha em fazer carreira profissional como chocolatier na Europa

A novela também explora temas típicos de um folhetim, como mistérios envolvendo histórias familiares que guardam um grande e decisivo segredo, amores não correspondidos, um vilão que tenta atrapalhar os sonhos de cacau e uma abordagem atualíssima: a ambição por uma área exuberante para a instalação de um resort de luxo, que pode ameaçar parte da natureza exuberante, uma das marcas de Itacaré.

 

Antonio de Anízio: valorização do turismo sustentável

O prefeito de Itacaré, Antonio de Anizio comemorou a escolha da cidade como cenário de ´Cacau`. “Nós entendemos que o turismo sustentável é uma das vertentes que garantem a geração de emprego e renda com respeito ao meio ambiente. Ao mostrar a nossa natureza exuberante, com fazendas de cacau em meio a áreas de mata preservada e praias onde o respeito à conservação são incentivadas pelo poder público, com certeza a novela contribuirá para que os europeus vejam um Itacaré vejam Itacaré como um destino único, que vale a pena conhecer e desfrutar”.

Gravação no Vilas São José, em Itacaré

 

RENASCER TERÁ REMAKE EM ILHÉUS

Remake da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa que fez um estrondoso sucesso  em 1993, tendo Ilhéus e fazendas de cacau do Sul da Bahia como cenários, a nova versão de ´Renascer`  vai ao ar em 2024, no horário nobre das novelas da Rede Globo, após o Jornal Nacional.

 

De acordo com o G1, ´Renascer´  ganhará nova roupagem agora sob a supervisão  do neto do autor, Bruno Luperi, no mesmo esquema do que aconteceu com o fenômeno “Pantanal”, exibido inicialmente pela Rede Manchete e que se transformou numa das novelas de maior audiência da Rede Globo, com as tramas envolvendo Juma Marruá, Jove, José Leôncio, Filó e o antológico Velho do Rio.

 

 

Protagonizada por Marcos Palmeira, Renascer conta com nomes como Theresa Fonseca, Jackson Antunes, Sophie Charlotte, Xamã, Almir Sater e Gabriel Sater.

O ator Marcos Palmeira, que tem origem familiar no Sul da Bahia,  esteve no elenco da novela original, como o filho caçula do protagonista, e agora vai fazer o papel do personagem principal da trama, o produtor de cacau José Inocêncio.

A novela narra a saga  de José Inocêncio, um fazendeiro da  zona cacaueira de Ilheus na Bahia, Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão  aos pés de um frondoso jequitibá . Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Ele se apaixona-se após o boi bumbá  passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto. A relação conflituosa entre pai e filho e um dos destaques de Renascer.

Fazenda Renascer

 

Gerson Marques produtor do Chocolate Yerê e um dos pioneiros do turismo rural no Sul da Bahia afirma que “a região como referência temática de duas novelas, uma no Brasil e outra na Europa, impulsiona o turismo e reforça o processo de transição do cacau commodities para o cacau com alto valor agregado e o chocolate de origem”.

 

Gerson Marques

“Produções como essas,  que vão atingir milhões de pessoas, reforçam a história, a cultura e as  belezas naturais da região e criam oportunidade para a atração de mais turistas e novos negócios”, ressalta Gerson, destacando ainda que “a produção de chocolates está bastante associada ao turismo, que possibilita o consumo um produto que além da qualidade traz em si uma história única”.

 

ESTRADA DO CHOCOLATE

 

As gravações de ´Renascer` começam em outubro. Uma das locações escolhidas para as primeiras cenas da trama é a Fazenda Renascer, que foi renomeada justamente por conta da novela global localizada  próxima à rodovia Ilhéus-Uruçuca, a Estrada do Chocolate, que concentra fazendas que conservam a história do cacau disponíveis,  para o ecoturismo, áreas de Mata Atlântica conservada e fábricas de chocolates de origem.

Mario Alexandre: “terra do cacau e do chocolate”

Mário Alexandre, prefeito de Ilhéus, celebra a exposição que a cidade receberá nos próximos meses. “Depois de 30 anos, vamos reviver esse grande sucesso que tem Ilhéus como principal cenário. Um trabalho que enriquece a nossa história e apresenta novamente ao Brasil e ao mundo, através das telinhas, todas as belezas da terra do cacau e do chocolate”, disse.

 

O empreendedor Marco Lessa, idealizador do Chocolat Festival, iniciado em Ilhéus e que se espalha pelo  Brasil e pelo Exterior, participou como produtor de elenco regional da primeira versão de Renascer. Para ele “ter duas novelas sendo exibidas simultaneamente em Portugal  e no Brasil é uma oportunidade única de divulgar o Sul da Bahia para milhões de pessoas e fazer com que grande parte desse público se sinta atraído a visitar o Sul da Bahia”.

 

Marco Lessa: “projeção do Sul da Bahia no Brasil e na Eiuropa”

Marco lembra que na primeira versão de Renascer o turismo ainda era incipiente em Ilhéus e a produção de chocolates de origem era incipiente. “Hoje Ílhéus, Itacaré e outras cidades do Sul da Bahia contam com uma infraestrutura turística eficiente e o nosso polo chocolateiro passa por um processo de consolidação, conquistando mercados no Brasil e no Exterior. ´Cacau` e ´Renascer`  serão duas grandes janelas do Sul da Bahia para o país e para o exterior e dessa vez devemos estar preparados para aproveitar essa oportunidade, ampliando um horizonte aberto magistralmente por Jorge Amado através de seus livros”, finaliza Marco Lessa.

 

(Com informações da ASCOM Itacaré e G1/Imagens Divulgação e Redes Sociais)

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar