
A Frente de Trabalhadores Livres/FTL Bahia realizou o Encontro de Lideranças 2023, na sede da Cooperativa de Pequenos Produtores de cacau, mandioca e banana do Centro-Sul da Região Cacaueira- (Coopercentrosul), em Itabuna.
A FTL é um movimento social que reúne diversos segmentos do campo, assentados, acampados, agricultores e agricultoras familiares, quilombolas, e demais representantes dos povos do campo na Bahia e no Brasil, com o objetivo de fortalecer a agricultura famíliar.
O encontro em Itabuna mobilizou lideranças de cinco Territórios de identidades da Bahia, representando dezoito associações, três cooperativas e dois sindicatos.
Juntas, essas entidades juntas representam mais de 750 famílias, somando mais de 2950 baianos e baianas da agricultura familiar no Estado.
O objetivo do encontro foi pautar as diferentes demandas, bem como discutir melhorias para o rural no estado de maneira socialmente justa e sustentável.
No encerramento das atividades o Diretor Presidente da Companha de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR, Jeandro Ribeiro, destacou projetos como o Bahia Produtiva, Pró-Semiárido e Parceiros da Mata, que beneficiam milhares de produtores e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que permitam a valorização de um setor considerado essencial para a economia baiana e vital para a produção de alimentos.
“Na Bahia, mais de 80% da produção é oriunda da agricultura familiar e temos projetos em todas regiões do Estado, garantindo emprego, renda e uma vida digna para os homens e mulheres do campo”, afirmou Jeandro Ribeiro.
A presidenta da Coopercentrosul, Angélica Anunciação disse que “o evento foi importante para mostrar a força da agricultura familiar, definir projetos prioritários e promover a articulação entre os movimentos socais e o poder público, que tem se mostrado sensíveis às nossas reivindicações, graças ao compromisso do governador Jerônimo Rodrigues um homem oriundo do campo e que conhece as suas necessidades”.