Audiência pública na Câmara dos Deputados debate riscos da importação de cacau
Falta de controle rígido pode afetar a produção brasileira

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou hoje (28) uma audiência pública na quinta-feira (28) para debater o impacto de uma instrução normativa do Executivo na produção brasileira de cacau.
A audiência foi solicitada pelo deputado federal Zé Neto (PT-BA) em função da Instrução Normativa 125/21 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atualiza os requisitos fitossanitários para a importação de amêndoas fermentadas e secas de cacau produzidas na Costa do Marfim.
A medida eliminou o brometo de metila do tratamento dessas amêndoas, que era aplicado no controle de pragas comuns no continente africano e de acordo com o parlamentar “podem contaminar as plantações de cacau no Brasil, até mesmo de outras culturas”.
O encontro em Brasília contou com a presença da presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau-ANPC, Vanuza Barroso, que destacou as prioridades para alavancar a produção brasileira através de investimentos e políticas públicas eficientes, e os riscos que a importação sem um controle rígido podem oferecer.
Assista a audiência na íntegra: