O município de Itacaré representado, através do Secretário Municipal de Turismo, Marcos Japu e equipe, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Trade Turístico, participou da 50ª Abav Expo 2023, um dos maiores eventos de turismo da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) que teve como grande atração em seu primeiro dia uma palestra do californiano Steve Wozniak, cofundador da Apple. A maior feira de turismo da América foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Marcos Japu, “esse é um importante evento e uma excelente oportunidade para destacarmos e divulgarmos o potencial turístico de Itacaré, sem contar que durante o evento fizemos muitas promoções com brindes de camisetas, bolsas, chocolate da agricultura familiar da Fazenda Taboquinhas e também bombons do Café com Cacau e distribuição de folhetos e folders”, pontuou o secretário.
O secretário apontou resultados das conversas com representantes das companhias aéreas TAP e Azul e agências como a CVC, a Bancorbras e a Viagens Promo, dentre outras empresas e instituições. Com Azul e CVC, município e empresários trataram, por exemplo, de pacotes de maior permanência de 7 dias no destino turístico sul-baiano. “Falamos de novos voos para que possamos ampliar muito mais para Ilhéus e Itacaré, garantindo essa permanência de 7 dias”, afirmou o secretário. Ainda nas rodadas de negociações, a comitiva itacareense conversou com o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT+ do Brasil, Ricardo Gomes, para atrair público com maior tíquete médio do turismo.
O Secretário do Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a representatividade de Itacaré na Abav Expo 2023, no Stand da Setur Bahia e falou da importância do evento, colocando Itacaré como um dos principais destinos turísticos da Bahia. “Impressionante a participação de Itacaré aqui no Rio de Janeiro, agradecemos ao Secretário Marcos Japu, ao Comtur e ao prefeito Antônio de Anízio, por ter a visão e sensibilidade de mobilizar pessoal e recursos para que estivessem na Abav Expo 2033, são essas ações que mais impulsionam a Bahia na promoção dos nossos destinos turísticos”.
O Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, muito satisfeito com o momento, completou dizendo que “investir na promoção do Destino Turístico é gerar mais trabalho e renda, importante oportunizar esses momentos e qualificar as equipes da gestão, a boa relação entre o poder público e o Trade vai construindo momentos para um futuro mais promissor do Destino Completo, estamos com muitos projetos que ampliam essa realidade, a construção de um centro de convenções , um aeroporto e o projeto da orla de Itacaré serão vetores do desenvolvimento, pensando na Itacaré do futuro”.
João Vianna da Ertour Turismo- apontou que o evento engrandeceu ainda mais Itacaré para o mundo, mostrando as maravilhas que a cidade tem para oferecer. Já a presidente do COMTUR e empresária- Cida Aguilar, “a participação de Itacaré na Abav está sendo um grande sucesso, e parabenizou a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo pelo empenho colocado e as táticas de divulgação e interação com o público”.
Durante Abav Expo 2023, Itacaré esteve no stand ofertando muito mais que brindes, mas também a experiência de um destino turístico completo. Já pelas agências de turismo presentes, o município foi apontado como um dos melhores destinos de turismo cultural, ecoturismo, turismo de negócios, um lugar seguro e com atrativos para o público LGBTQIAPN+, turismo de aventura, de sol e praia, de compras, turismo rural, receptivo, religioso, de intercâmbio, turismo de pesca esportiva e muito mais.
O evento reuniu mais de 30 mil profissionais atuantes do setor para apresentar novidades, realizar negócios e fortalecer relacionamentos.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Expo reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do Turismo brasileiro: os agentes de viagens.
Inúmeras possibilidades de negócios, fortalecimento de marca e destino, capacitações e a vitrine para lançamentos e novidades.