WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Programa Cacau + é destaque em evento mundial na Holanda

Projeto sulbaiano amplia produção com foco na sustentabilidade

As ações do Governo do Estado, em parceria com os consórcios públicos intermunicipais, garantem cada vez mais melhoria na renda de milhares de agricultores e agricultoras familiares e reconhecimento nacional e internacional, a exemplo do Programa Cacau +, executado no Baixo Sul da Bahia.

A iniciativa executada pelo Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra Baixo Sul), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e ação Regional (CAR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), foi reconhecido no evento “Partnership Meeting 2024” da World Cocoa Foundation, organização mundial que representa os setores de cacau e chocolate, que acontece nesta semana em Amsterdã, na Holanda.

Os resultados positivos da ação, que beneficia mais de 2.400 agricultores e agricultoras familiares do Baixo Sul, foram apresentados pelo secretário executivo do consórcio, Leandro Ramos, no painel: ‘Fontes alternativas de renda que podem contribuir para um melhor padrão de vida’. Leandro ressaltou o resultado do serviço de assistência técnica e qualificação continuada prestado às famílias agricultoras, que incluem desde a análise de solo, entrega de equipamentos e mudas, investimento em calcário e gesso até o acompanhamento técnico, o que permitiu uma elevação da produtividade e o fortalecimento da dignidade no campo.

“O Programa Cacau + foi considerado uma experiência exitosa, que reúne poder público estadual e municipal, iniciativa privada e organização social em torno do desenvolvimento de uma região, elevando o padrão de renda e promovendo a dignidade no campo”, afirmou o secretário executivo do Ciapra.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, aplaudiu o reconhecimento internacional desta grande estratégia executada em parceria com o consórcio. “O Cacau + é uma belíssima estratégia liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que já vem colhendo resultados, ampliando a produtividade, a renda e a sustentabilidade que o cacau tem naquela região. Essa estratégia mostra que a agricultura familiar hoje atua de forma protagonista por meio das políticas públicas que mudam a vida das famílias no campo”, comentou o diretor.

O gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida, que também está presente em Amsterdã, comemorou esse reconhecimento das experiências baianas da agricultura familiar.

“As políticas públicas da Bahia voltadas para a agricultura familiar viraram um caso de sucesso em nível mundial. Resultado disso é o interesse de outros países para conhecerem nossos números e métodos. Hoje estamos em Amsterdã para apresentar algumas dessas experiências, fortalecidas com anos de investimentos por parte do Governo do Estado. A parceria com o Ciapra Baixo Sul e o Assentamento Dois Riachões são exemplos da inovação e da força tão presentes nas agricultoras e nos agricultores familiares baianos”, disse Lanns.

A vertical selective focus shot of Theobroma cacao growing on a tree getting ready to become chocolate

Durante o evento, o superintendente representou o Governo do Estado em um painel para o público de fundos e investimentos, que têm interesse em investir em países que atuam com uma cacauicultura sustentável e com recorte de gênero e juventude.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar