Por Olívia Lawinsky, de Munique
Divido meu tempo entre Ilhéus e Munique e para honrar o meu documentário “Eu e o Chocolate”, que brotou o cacau nas minhas veias, resolvi procurar casas de chocolate aqui na Baviera, na Alemanha, para mostrar outras possibilidades de produção.
Aqui, conheci o fabricante de chocolates Clement Chococult, localizado em Bernried, ao lado do Lago Starnberger – o segundo maior Lago da Baviera, com 58,4km2, uma cidade medieval com apenas 2.348 habitantes.
Em 2007, Bernried, recebeu Medalha de Ouro, no concurso “Unser Dorf hat Zukunft” (A nossa cidade tem futuro) por ser a cidade mais pitoresca da Alemanha.
A reputação dessa loja de chocolates bastante original atrai um grande número de viajantes, que muitas vezes param na cidade apenas para se abastecerem de pralinés artesanais.
Todas as paredes são de vidro, para que se possa observar com admiração os chocolatiers a criarem os seus produtos requintados com o maior amor e precisão: pralinés exóticos, caixas decoradas com bombons recheados com motivos bávaros e placas de chocolate com pétalas de rosa.
Impressiona aos visitantes a máquina eletrônica situada no lado de fora da loja recheada de produtos onde é possível comprar a qualquer momento com moedas, ou cartões de crédito o chocolate preferido ou experimentar as novidades que oferecem.
A Clement Chococult fabrica chocolates , pralinés e biscoitos feitos à mão há mais de 15 anos. É uma empresa familiar, que utiliza apenas matérias-primas frescas e produzidas de forma sustentável, originadas pela seleção do cacau Felchlin , que forma a base de todos os chocolates e pralinés do Clement Chococult.
Depois dessa visita inesquecível, só resta experimentar esses delícias e dizer em bom baianês:
-Eta, chocolate arretado da p…!
Olivia Lawinsky
Info@olivialawinsky.com