WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

No Brasil, presidente da WCF visita parceiros e divulga evento global da cadeia produtiva do cacau

Projetos sustentáveis e melhoramento genético podem impulsionar produção

Chris Vincent, presidente da Fundação Mundial do Cacau (WCF), na sigla em inglês) chegou ao Brasil na sexta-feira, 19 de setembro, para uma série de visitas estratégicas a parceiros, produtores, governos e indústria, e divulgação do Partnership Meeting, evento da WCF que acontecerá na capital paulista, em março de 2025.

 

O executivo começou a viagem pela Bahia, onde visitou o Centro de Inovação do Cacau (CIC), sendo recebido por Cristiano Villela, diretor da entidade, que apresentou o trabalho da entidade e falou das ações em campo do Projeto Cacau 2030, coordenado pelo CocoaAction Brasil e implementado por diversos parceiros nas regiões produtoras.

Visita ao CIAPRA

 

Em Camamu (BA), Chris esteve em propriedades onde a Belterra implementa sistemas agroflorestais com cacau, em larga escala. Luiz Eduardo Quintella, diretor de Novos Negócios da organização, explicou as parcerias com os produtores, que permitem recuperar áreas degradadas com sistemas agroflorestais, regenerando paisagens e estimulando a bioeconomia.

Visita ao CIAPRA

No decorrer da semana, Vincent visitou produtores de cacau assistidos por diferentes programas, como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR e o programa Cacau+ do CIAPRA, consórcio de 14 municípios do Baixo Sul da Bahia. Baseado em assistência técnica continuada, o programa alcança 2.400 famílias que produzem cacau. Em três anos, o Cacau+ alavancou a produtividade média deste grupo, que passou de 330 kg/hectare de cacau em 2021, para 630 kg/ha em 2023, o que trouxe aumento de renda e melhoria de vida para os produtores.

Visita à Belterra

Vincent também esteve na CEPLAC e conversou com os pesquisadores Paulo Marrocos, Milton Conceição, Uilson Lopes, que apresentaram os principais projetos de melhoramento genético da instituição.

Visita aos ministérios em Brasília

Em Brasília, a agenda incluiu reuniões com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embaixada dos EUA para estreitar laços, discutir oportunidades para o cacau no Brasil e convidar os atores para o Partnership Meeting, evento que reúne lideranças globais e grandes empresas do setor de cacau e chocolate, que a WCF está trazendo para São Paulo em 2025.

 

Saiba mais

O CocoaAction é uma iniciativa pré-competitiva, público-privada, iniciada no Brasil em 2018 em parceria com a Fundação Mundial do Cacau (WCF), que trabalha unindo os diferentes atores da cadeia cacaueira, e coordenando esforços coletivos que fomentam o desenvolvimento sustentável. O CocoaAction Brasil tem oito membros financiadores – Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars, Mondelez, Nestlé, Ofi – e dezenas de parceiros que colaboram para que a iniciativa execute suas ações.

 

Para informações sobre o Partnership Meeting: https://worldcocoafoundation.org/partnership-meeting

 

(Fotos Divulgação)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo