
Por Anara Passos
O Centro Público de Economia Solidária- Cesol Litoral Sul realizou um encontro com empreendedores do setor de cacau e chocolate de Itajuípe, no Sul da Bahia. O objetivo foi fortalecer a cadeia produtiva, discutir desafios e oportunidades, e traçar estratégias para o crescimento sustentável do negócio.
Cerca de 15 produtores participaram do encontro e receberam orientações sobre novas práticas de manejo no cultivo de cacau, com foco no aumento da produtividade e sustentabilidade e a produção de comercialização de chocolates de origem, que vem ganhando novos mercados no Brasil e no Exterior.
Dessa forma, o Cesol Litoral Sul reafirma seu compromisso em apoiar os pequenos negócios, oferecendo capacitação, uni mentoria e ferramentas para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
O Cesol Litoral Sul, ligado Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo da Bahia, comercializa produtos de 128 empreendimentos de economia solidária e agricultura familiar e implantou a ChocoSol, primeira fábrica de Chocolate da Economia Solidária no Brasil, com uma unidade na Universidade Estadual de Santa Cruz, que atende produtores de toda a região.
O órgão também é responsável por oferecer assessoria técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação e distribuição de insumos e equipamentos para grupos produtivos da região.