WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Acompanhamento técnico agroecológico impulsiona agroindústrias em Itajuipe

Produção de chocolate agrega valor ao cacau e gera para agricultores familiares

 

O Projeto Agroecologia em Rede: Mais Alimentos e Mais Vida realizou uma visita ao Grupo Catongo, no município de Itajuípe, no Sul  Bahia, que faz parte do  Núcleo Serra Grande. A visita ocorreu na fábrica de chocolates Mailard e Cabruca, dirigida por  Mailan Pereira dos Santos. A atividade foi realizada pelo técnico agrícola Vitor Hugo Scotton, um dos responsáveis pelo acompanhamento dos agricultores e agricultoras.


Segundo Vitor, “durante a visita foi possível observar as novas instalações da agroindústria Mailard e Cabruca. Foram identificadas algumas necessidades, como o acesso a microcrédito para a aquisição de maquinário, que assegure e amplie a capacidade produtiva, além da necessidade de acesso a mercados para parte da produção”.


O acompanhamento técnico agroecológico às agroindústrias do núcleo Serra Grande, no âmbito da Rede de Agroecologia Povos da Mata, é fundamental para o fortalecimento da produção sustentável, a qualificação dos processos produtivos e a ampliação da autonomia das famílias agricultoras. Esse acompanhamento contribui para a melhoria da gestão, da qualidade dos produtos e da adequação às exigências sanitárias e de mercado, além de promover a troca de saberes, o uso responsável dos recursos naturais e a consolidação de sistemas agroalimentares justos, solidários e enraizados no território.

O Projeto Agroecologia em Rede: Mais Alimentos e Mais Vida conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), integrando o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

(Texto Claudio Lyrio, com fotos Divulgação)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo