WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Chocolat Festival lança Circuito Gastronômico e Concurso Cultural para celebrar o cacau de origem em Ilhéus

Festival promove ação inédita com restaurantes locais, destacando sobremesas autorais com cacau e chocolate de origem, além de debates, atrações culturais e chefs premiados

O sabor do cacau baiano ganhará ainda mais destaque no 1º Circuito Gastronômico do Chocolat Festival, uma ação inédita do Chocolat Bahia 2025, realizada em parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a TV Santa Cruz e a Bahia FM Sul. A proposta une criatividade, identidade local e valorização dos ingredientes regionais por meio de um concurso cultural que convida os restaurantes da cidade a criarem sobremesas autorais com cacau e chocolate de origem. Participam do concurso os seguintes restaurantes: Bataclan, Varanda, Jardim Atlântico, Morro dos Navegantes, Tororomba e Tiêta.

Entre os dias 10 e 21 de julho, os estabelecimentos participantes oferecerão em seus cardápios receitas exclusivas elaboradas especialmente para o circuito. As criações serão avaliadas pela originalidade, sabor, apresentação e conexão com a cultura regional. O objetivo da iniciativa é incentivar a inovação na gastronomia local, fortalecer a cadeia produtiva do cacau e dar visibilidade aos profissionais e empreendimentos do setor.

“Ilhéus respira cacau, e essa é uma oportunidade de traduzir essa essência em forma de experiência gastronômica”, destaca Marco Lessa, criador do Chocolat Festival. A ação conta com ampla divulgação nas mídias parceiras, redes sociais e no evento presencial, promovendo uma imersão sensorial para moradores e turistas.

O ponto alto do concurso acontece no dia 19 de julho, quando o programa Na Rota do Chocolate, da TV Santa Cruz, exibirá a seleção da melhor sobremesa. A criação vencedora será premiada com a entrega de um troféu especial durante a programação do Chocolat Festival, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, entre os dias 17 e 20 de julho.

O Chocolat Festival Bahia e o Cacao Summit tornam Ilhéus, mais uma vez, o epicentro do cacau, chocolate e da cultura brasileira. Em sua edição mais aguardada, o evento reúne gastronomia de alto nível, debates internacionais sobre o futuro do cacau e atrações culturais. Entre os destaques deste ano, estão os chefs Tábata Romero (do programa Que Seja Doce, no GNT), Janaína Torres, que foi eleita a melhor do mundo em 2024, Rafael Barros, premiado chef de confeitaria, Dani Façanha, uma das maiores representantes da cozinha baiana no Brasil, Elíbia Portela, a criadora do pão delícia, e outros, que prometem encantar o público com receitas e demonstrações ao vivo.

Além da programação gastronômica, o Cacao Summit reúne especialistas como Chloé Doutre-Roussel, autora do famoso livro The Chocolate Connoisseur,  conhecida como “Madame Chocolate” pelas suas pesquisas e contribuições para o setor, e mais grandes nomes para discutir os desafios e tendências do mercado do cacau no Brasil e no mundo. O festival também contará com shows musicais, e tem confirmada a apresentação especial do cantor e compositor Danilo Caymmi, reforçando a integração entre arte e sustentabilidade.

Outros destaques desta edição são a estreia, em Ilhéus, da Fantástica Mini Fábrica de Chocolate, onde o público poderá acompanhar de perto todo o processo de produção do chocolate — da amêndoa à barra — de forma educativa e interativa, e o Chocolat Teens, onde jovens de 10 à 14 anos poderão participar de oficinas de análise sensorial de chocolate.

Com entrada gratuita, o evento espera atrair milhares de visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo o protagonismo da região cacaueira no cenário nacional e internacional.

 

Realizado pela da MVU Empreendimentos, o Chocolat Festival tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahiater, assim como do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e o Funcacau, Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria de Turismo, Desenbahia, Abicab, Apex Brasil, Unicafes BA, Ceplac, Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, IFBA – Campus Ilhéus, Biofábrica da Bahia, Associação dos Produtores de Cacau (APC) e Mix Matheus.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo