
O Sindicato Rural de Ilhéus emitiu nota de repúdio às indústrias moageiras Cargill, Olam e Barry Callebaut. A nota condena compra de cacau dos produtores brasileiros, marcada pela imposição de preços inferiores às cotações internacionais da bolsa de Nova York com a aplicação do deságio e defende sociedade civil, entidades representativas e o poder público a se mobilizarem em defesa da cacauicultura brasileira, garantindo condições dignas, equilíbrio econômico e valorização do trabalho dos produtores..
LEIA NA ÍNTEGRA
“Repudiamos veementemente a conduta das indústrias moageiras Cargill, Olam e Barry Callebaut na compra de cacau dos produtores brasileiros, marcada pela imposição de preços inferiores às cotações internacionais da bolsa de Nova York, mediante aplicação de deságio sobre o valor do produto. Tal prática representa grave desrespeito e exploração da base produtora nacional.
Mesmo diante da valorização histórica do cacau no mercado internacional, os produtores brasileiros — em sua maioria pequenos e médios agricultores — seguem submetidos a remuneração injusta e artificialmente reduzida. Esse cenário decorre da concentração do setor nas mãos de um oligopsônio que controla mais de 90% do beneficiamento das amêndoas de cacau no país.
Além de comprometer a renda dos agricultores, essa concentração enfraquece a livre concorrência e amplia o desequilíbrio econômico no setor. Soma-se a isso a utilização do regime de “drawback”, que permite a importação de cacau com isenção tributária vinculada à exportação do produto industrializado, mecanismo que favorece ainda mais as moageiras e pressiona para baixo os preços pagos ao produtor nacional.
Repudiamos, entre outras práticas:
Exigimos que o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) promovam investigação urgente sobre possíveis práticas anticoncorrenciais e adotem medidas de proteção aos produtores brasileiros.
Defendemos ainda:
Convocamos a sociedade civil, entidades representativas e o poder público a se mobilizarem em defesa da cacauicultura brasileira, garantindo condições dignas, equilíbrio econômico e valorização do trabalho dos produtores.
Sindicato Rural de Ilhéus”






