
Foi realizado na Câmara Municipal de Itacaré o evento “Bate Papo com Turismo”, reunindo autoridades municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Comtur, representantes do trade turístico e empresários locais para discutir os preparativos para a chegada dos primeiros cruzeiros de luxo na cidade. A reunião foi conduzida pelo Secretário de Turismo, Marcos Souza, e por João Viana da Ertour Receptivo, que ouviram o trade, esclarecendo dúvidas e destacaram a importância da organização e excelência no atendimento para conquistar um público exigente.
Estiveram presentes no evento representantes de diversas secretarias envolvidas na ação, incluindo Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Transporte e Trânsito, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Social e Secretaria das Mulheres, que estão alinhadas para garantir que a recepção dos cruzeiros ocorra da melhor forma possível. A preparação envolve ações coordenadas que incluem adaptações no trânsito, limpeza urbana, segurança e a mobilização dos comerciantes locais.
Samuel Reis, da UP Hotéis, destacou a importância desse novo segmento turístico para Itacaré: “O que eu queria destacar é um novo segmento turístico chegando em Itacaré, que é um segmento de navio, voltado para o turismo cultural e de experiências. É um público com poder aquisitivo que pode contribuir para movimentar ainda mais a economia local. Esse é o primeiro passo para algo maior e, com uma recepção organizada, temos grande potencial de crescimento.”
O primeiro cruzeiro, que chega no dia 1º de novembro, trará cerca de 150 passageiros, incluindo 10 estrangeiros, para conhecer os espaços turísticos, como a Igreja São Miguel, Passarela da Vila, Pituba e Bairro da Concha. O segundo cruzeiro, previsto para 5 de novembro, chega ao Destino com 55 turistas estrangeiros, todos os roteiros na cidade, são pré definidos pela empresa responsável pelo Cruzeiro, contudo as sugestões de programação para incluir outros passeios e roteiros, foram enviadas pela Setur Itacaré, para que sejam avaliadas pela empresa, “Existem vários outros roteiros, envolvendo a cultura, a gastronomia, saberes e fazeres, como o Rio de Contas, praias urbanas, praias rurais, comunidades quilombolas, rafting, fazendas de cacau, cachoeiras e Taboquinhas, precisamos oferecer e quem sabe conseguir que eles possam visitar” colocou o secretário Marcos Japu.
Para garantir uma recepção de qualidade, seis guias locais foram contratados pela Ertour receptivo, em parceria com a ACVI, objetivando da melhor forma, proporcionar uma experiência completa e culturalmente rica para os visitantes.
Ronara Reis, Secretária de Cultura, mencionou a importância de incluir roteiros culturais que valorizem a história e tradição local, enquanto Lupa, empresário do restaurante Casa de Taipa e de meios de hospedagem, destacou que essa nova fase representa uma transformação econômica para Itacaré.
O encontro foi uma oportunidade para reforçar o alinhamento entre todos os setores do município, para oferecer uma recepção de alta qualidade, aproveitando ao máximo essa nova fase do turismo local, que promete movimentar ainda mais a economia e projetar Itacaré no cenário nacional e internacional.