DestaquesGeral

Escoar viabiliza comercialização de produtos da agricultura familiar

Chocolates Natucoa estão disponíveis na plataforma digital

 

A Escoar, uma  startup baiana, criada em setembro de 2018, está disponibilizando  frete grátis em entregas de produtos da agricultura familiar durante a pandemia  do coronavirus.. Com atuação em  Salvador, a iniciativa é uma forma de contribuir com o escoamento da agricultura familiar, amenizando os possíveis impactos da crise e promovendo o consumo local.

Entre os produtos comercializados pela Escoar, estão os chocolates a Natucoa, produzidos pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia- Coopesba, nas versões  com 56%, 70% e 80% de cacau, além do chocolate em pó com açúcar demerara e a geléia de mel de cacau, além de outros produtos.


A empresa é uma das pioneiras no quesito de mediação entre cooperativas e agricultores familiares com o mercado consumidor. Através de uma plataforma virtual chamada “Escoar Brasil” (https://www.escoarbrasil.com.br/), ela é responsável por conectar os produtos da agricultura familiar com os consumidores finais, fomentando a circulação de produtos regionais e levando qualidade para mesa dos brasileiros.


Por meio de várias parcerias como o Banco do Nordeste e a mais recente com o Colabore, a Escoar, atualmente, trabalha com agricultores de vários territórios da Bahia e possui mais de 8 cooperativas cadastradas em sua rede. Com inúmeros produtos orgânicos e sem conservantes, a empresa conquista por levar saberes e sabores do campo para os centros urbanos, fortalecendo, sobretudo, o consumo consciente.

A Bahia possui cerca de 593 mil agricultores familiares, segundo dados divulgados em 2019 pelo censo agro, do IBGE.  Eles representam 77,8% dos 762 mil estabelecimentos agropecuários da Bahia.

A Escoar  foi criada em 2018 a partir de um hackathon de inovação, na Universidade Ruy Barbosa, em Salvador, cujo o desafio se relacionava com as problemáticas da agricultura familiar. A equipe levou o primeiro lugar da maratona daquele ano.

“Nós somos uma startup de impacto social que conecta os produtos da agricultura familiar com todo o mercado consumidor. Especialmente nesse momento de crise, estamos procurando contribuir ainda mais para que os impactos provocados pela COVID- 19 sejam os menores possíveis. Fazemos as entregas levando em consideração todas as medidas para preservar a saúde da nossa equipe e também a dos nossos clientes”, explica

Emanuelle Arraz e Susana Calmon

, COO da Escoar.

Atualmente a venda é feita para o consumidor final pelo site ou através da intermediação entre estabelecimentos e cooperativas. “Nossos pedidos aumentaram em 90% desde o início da pandemia. Até o momento nossas entregas estão sendo feitas três vezes por semana”, destaca Susana Calmon, CEO da startup.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar