DestaquesGeral

Rui Costa destaca produção de chocolates de origem no Sul da Bahia

Aposta na qualidade e alto valor agregado impulsionam polo chocolateiro

 

Durante a visita a Ilhéus para a inauguração da primeira etapa das obras do Porto Sul, o governador Rui Costa destacou a criação do Polo Chocolateiro. “O Sul da Bahia está vivendo essa transição e aqui quero reconhecer o esforço de pequenos, médios e grandes agricultores que entenderam que era o momento de dar um salto, deixando de produzir apenas cacau para se transformarem em produtores de chocolates finos”, disse Rui Costa.

“Hoje existem dezenas de produtores que de forma associada ou individual estão agregando valor ao cacau, ao investirem no chocolate e também agregando outras culturas. Há uma mudança de mentalidade e isso vai trazer mais crescimento para uma região que se consolida como polos de serviços, saúde, educação, turismo e cacau e chocolate e caminha para se transformar num polo de logística, contribuindo para geração de empregos em várias áreas nos próximos anos”.

No Sul da Bahia, marcas de chocolate de origem de associações de agricultura familiar como Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidário da Bacia do Rio Salgado –Coopfesba, Natucoa da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia- Coopesba e Terravista, do Assentamento Terravista, contam com o apoio do Governo do Estado, através do Bahia Produtiva, m projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.. Os chocolates já são comercializados na Bahia e outros estados.

Terra da Felicidade, da Chor, um dos três melhores chocolates do mundo.

Recentemente, o chocolate Bahia Terra da Felicidade, da Chor, em Ilhéus, foi eleito um dos três melhores chocolates do mundo e recebeu o Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, concedido pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), em Paris. Já o Chocolate da Ju, de Uruçuca, e Cacau do Céu, de Ilhéus, disputam o prêmio “Prêmio Brasil Artesanal 2021-Chocolate, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar