O Meliponário Favos Mel, em Ilhéus está oferecendo visitas guiadas, onde é possível conhecer e aprender sobre as abelhas sem ferrão. Essa é uma excelente atividade para famílias, empresas e escolas interessadas em conhecer mais sobre as abelhas nativas e seu papel no ecossistema. Durante o passeio, os visitantes poderão aprender sobre a organização das colméias, o processo de produção do mel e a importância da preservação das abelhas. É uma oportunidade educativa e divertida, para todos que desejam se conectar com a natureza e entender melhor o mundo das abelhas sem ferrão.
Motivada pela preservação das Abelhas Sem Ferrão, Márcia Gorete, que é Gestora Ambiental, apicultora e meliponicultora, criou o PROJETO ABELHAR para conscientização da proteção destas espécies :
“Infelizmente, é verdade que algumas espécies de abelhas sem ferrão estão enfrentando ameaças, incluindo a possibilidade de extinção, devido ao desmatamento e ao uso excessivo de agrotóxicos. As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização de plantas, incluindo muitas culturas agrícolas importantes. Sem a polinização adequada, a reprodução dessas plantas fica comprometida, o que pode levar a perdas significativas na produção de alimentos” , comentou Márcia.
O PROJETO ABELHAR surgiu da necessidade de conscientizar a população sobre a importância das abelhas e incentivar ações individuais e coletivas que promovam a proteção e o apoio a esses polinizadores, como exemplo de acão ,o plantio de espécies nativas e a redução do uso de agrotóxicos. A colaboração entre governadores, agricultores, cientistas e sociedade em geral, é fundamental para enfrentar esse desafio e garantir a preservação desses seres de vital importância , para a manutenção da biodiversidade do planeta.
(Contatos: (73) 99138-9779