WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Cacau, chocolate e magia de Jorge Amado encantam turistas em Ilhéus

Com cerca de 4 mil passageiros, MSC Preziosa abre temporada de cruzeiros

Trazendo a bordo aproximadamente quatro mil passageiros, o MSC Preziosa atracou no Porto de Ilhéus na manhã desta quinta-feira (26). Para dar as boas-vindas aos visitantes, a Prefeitura e o Governo do Estado, com apoio do Sebrae, montaram um receptivo no Centro de Convenções, com stands da economia criativa, shows musicais e manifestações culturais. O navio é o primeiro da Temporada de Cruzeiros 2023-24.

“Buscamos mostrar um pouco da nossa cultura, a fim de que os turistas retornem e fiquem na cidade por mais dias”, disse Geraldo Magela, titular da Secretaria de Cultura (Secult). As apresentações ficaram sob o comando do Bloco Afro Batuka Jeje e da Associação de Capoeira Liberdade.

A estrutura conta ainda com ambulância de prontidão, distribuição de preservativos masculinos e femininos, kits curativos, primeiros socorros e serviços de triagem (aferição de pressão e medição de glicemia), prestados pelas equipes da Secretaria de Saúde (Sesau).

“Ilhéus é a terra do cacau e do chocolate. Estamos muito felizes por essa oportunidade de apresentar a nossa cultura para quem chega aqui. É um privilégio e mais uma alternativa para vendermos os nossos produtos”, avaliou a microempreendedora Nara Rodrigues, da Mimos Cacau. Os grupos socioprodutivos receberão os navios ao longo da temporada com exibição e comercialização de artesanato, doces regionais, licores e chocolates.

Um dos principais destinos dos cruzeiros no Brasil, Ilhéus respira e inspira história, sendo cenário de romances famosos do saudoso escritor Jorge Amado, seu mais ilustre cidadão. Só no Centro Histórico, milhares de turistas conferem os principais pontos turísticos, apreciando a literatura, culinária e a diversidade cultural que a cidade oferece.

A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) fiscaliza o trânsito em toda região central. Já as secretarias de Ordem Pública e Serviços Urbanos ficam responsáveis pela segurança e limpeza pública, respectivamente.

Recepção

Os turistas que desembarcam no Porto de Ilhéus estão sendo recepcionados no Centro de Convenções com apresentações culturais e feira de economia criativa. “Eu sempre fui apaixonado pelo Brasil. Aqui em Ilhéus conheci a literatura de Jorge Amado e aprendi a apreciar essa belíssima cultura”, revelou Luciano Bossi, ex-comandante da MSC Cruzeiros.

O setor

A Prefeitura tem desenvolvido um trabalho contínuo de melhoria da infraestrutura e mobilidade, além do fomento à atividade comercial e criação de empregos temporários. Conforme a Secretaria de Turismo (Setur), cada visitante gasta, em média, R$ 600 durante a passagem pela cidade.

Nesta temporada, que tem encerramento previsto para abril de 2024, serão realizadas 37 paradas de navios, com um fluxo de aproximadamente 100 mil turistas e incremento de mais de R$ 10 milhões na economia local.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar