O Chocolate Hotel Itacaré, em parceria com a Tellus Soluções Ambientais, lançou o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, uma iniciativa inovadora construída com base em critérios sustentáveis seguindo os padrões ESG – Environmental, Social and Governance, trazendo o conceito de transformação para negócios que envolvem a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável.
O comprometimento com o meio ambiente e com a localidade a qual seu empreendimento está situado, faz parte da responsabilidade sócio ambiental do empresário Giulio Lombardi, que vem implantando um conceito inovador e de valorização à cultura regional no mais novo empreendimento hoteleiro de Itacaré, o Chocolate Hotel, primeiro hotel temático da região que agora carrega mais um símbolo de inovação. Além da história e do sabor da cultura cacaueira, presente na estrutura física do hotel, o empreendimento tornou-se o pioneiro na cidade a possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
O PGRS do hotel será desenvolvido pela Tellus Soluções Ambientais – empresa especializada em oferecer soluções ambientais para organizações que buscam se adequar às normas de produção sustentáveis – e definirá as diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no hotel, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública. “Acreditamos em um trabalho construído com parceiros, onde todos os atores saibam sua responsabilidade no mundo em que vivem. O PGRS do Chocolat Hotel é um sonho do Giulio que junto com a Tellus e com todos os parceiros vamos tornar realidade”, disse Tânia Mara, coordenadora da Tellus.
O lançamento do PGRS do Chocolate Hotel, contou com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio , que ressaltou a importância do dia para cidade e parabenizou a iniciativa, destacando que esta atitude deve ser tomada por todos os empresários de Itacaré. “Aqui temos um casamento maravilhoso entre o hotel e a natureza e somado a este ato pioneiro de responsabilidade com os resíduos sólidos, tenho certeza que será um case de sucesso e só tem a fortalecer o nome de Itacaré como referência em turismo sustentável”.
Itacaré se tornou referência na Bahia devido ao fechamento, em 2022, do lixão da cidade, decisão administrativa que mudou a vida de cidadãos que viviam e trabalhavam em condições desumanas no local. “Temos muito orgulho de sermos hoje reconhecidos como a cidade que não tem mais lixo”, disse Marcos Luedy, secretário de Meio Ambiente de Itacaré;
A participação dos agentes ambientais Adriana e José Emerson, da Associação Vitória dos Catadores de Itacaré , inserida hoje no Centro de Triagem e Econegócios da cidade, marcou o ponto alto do evento. As histórias de superação e de resistência perante as condições que viviam antes do fechamento do lixão e a visão de futuro com promessa de casa nova, encheram todos de orgulho destes profissionais que arriscam a vida para tornar o meio ambiente mais limpo e saudável. “ É um sonho, está dentro de um projeto como esse, saber que o meu trabalho faz a diferença para o planeta. É muito gratificante”, disse José Emerson que foi recebido com emoção pelo proprietário do hotel e recebeu o reconhecimento de todos os presentes pelo trabalho que executam em prol da coleta seletiva.
Durante o evento, o GAP- Grupo de Amigos da Praia, que apresentou o projeto de compostagem desenvolvido pelo grupo e presenteando o Chocolate Hotel com uma composteira, trazendo ao empreendimento uma solução sustentável, simples e barata para dar destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha.
‘’A presença de todos parceiros envolvidos na problemática do descarte inadequado dos resíduos sólidos só nos fortalece e impulsiona a acreditar que é possível ser o primeiro hotel a caminhar nesta direção e poder assim também servir de inspiração e modelo a ser visitado’’ enfatiza Giulio Lombardi
“ A iniciativa de lixo zero, do hotel chocolate tem uma importância que vai muito além da destinação do lixo em si. Estamos numa das áreas de maior biodiversidade do estado da Bahia, região que abriga uma série de espécies icônicas para a conservação da biodiversidade, como o mico leão baiano, Leontopithecus chrysomelas. A destinação correta do lixo é uma ação que deve ser replicada em toda a região cacaueira do estado, pois mostra uma preocupação com a biodiversidade e consequentemente com os serviços ecossistêmicos fornecidos por ela. No final, é um cuidado com o próprio ser humano”, disse Dr. Leonardo de Carvalho, Diretor científico do Instituto de Pesquisa Bicho do Mato; coordenador da Iniciativa de Conservação do Mico-leão baiano e membro do programa de pós-graduação em ecologia e conservação da biodiversidade da UESC.
O Chocolate Hotel está localizado em uma colina na entrada do centro de Itacaré. Pode ser acessado de carro saindo de Salvador ou diretamente via BA 001 do Aeroporto de Ilhéus. A viagem até o Chocolate Hotel é através de estradas rurais bem conservadas que oferecem vistas deslumbrantes da beleza natural. Possui 2200 m² de área edificada, 9000m² de área total, 1200 árvores plantadas e o respeito ao meio ambiente como anfitrião deste paraíso no sul da Bahia.
site: Chocolate Hotel (chocolate-hotel.com)
Assista a reportagem da TV Cacau
(Texto fotos e vídeo Caliana Mesquita)