WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Geral

Nestlé promove Programa Cacauicultores do Futuro em Rondônia

Iniciativa faz parte do maior programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau no Brasil, o Nestlé Cocoa Plan

 

Foi realizado pela primeira vez em Rondônia, na cidade de Ji-Paraná, entre os dias 23 a 25 de abril, o Programa Cacauicultores do Futuro, representando um marco significativo para o setor cacaueiro no Estado. Destinado a jovens produtores, a iniciativa busca disseminar práticas regenerativas na cadeia do cacau e mostrar a jovens, conectados com a cultura cacaueira, as possibilidades dentro da cacauicultura 4.0.

Os 39 participantes selecionados para a 4ª edição do Programa Cacauicultores do Futuro tiveram que seguir alguns critérios: estar inserido na cadeia produtiva do cacau (ser filho ou filha de produtores ou de colaboradores e colaboradoras), ser residente do estado de Rondônia, ter entre 18 a 29 anos de idade e disponibilidade para participar integralmente da imersão presencial. A iniciativa é feita em parceria com o Instituto Ampliê, que busca impulsionar o crescimento do agronegócio, oferecendo soluções em eventos e projetos alinhados com a realidade do campo.

Durante três dias, as pessoas selecionadas tiveram a oportunidade de aprender sobre os desafios e possibilidades associados à produção sustentável de cacau. A formação engloba teoria e prática, desde uma vivência no campo até conhecimentos sobre empreendedorismo e perspectivas de mercado, incentivando os jovens a buscarem soluções inovadoras para a cadeia produtiva.

“O Programa Cacauicultores do Futuro é uma das iniciativas da Nestlé voltadas ao desenvolvimento de jovens no Brasil. Até o final deste ano, teremos impactado 200 jovens dos estados do Espírito Santo, Pará, Bahia e Rondônia. E continuamos nessa jornada para promover maior produtividade nas propriedades, além de fomentar sustentabilidade, inovação e tecnologia, ao mesmo tempo em que capacitamos os jovens para que possam dar continuidade aos negócios familiares.”, afirma Luís Felipe Collaço, gerente de ESG da Nestlé Brasil.

A Nestlé possui o maior programa de cacau sustentável do país, o Nestlé Cocoa Plan (NCP), por meio do qual a companhia conseguiu fechar o ano de 2023 com 60% de cacau sustentável do total adquirido. Para alcançar o objetivo de obter 100% de cacau sustentável até 2025, uma das iniciativas-chave da companhia é acelerar a inclusão de fazendas de Rondônia no Programa e contribuir com o aumento da produtividade dessas propriedades. Atualmente, cerca de 200 fazendas fazem parte do NCP no estado, e englobam aproximadamente 1.000 famílias envolvidas no cultivo.

 

Sobre o Nestlé Cocoa Plan 

O Nestlé Cocoa Plan foi lançado globalmente em 2009 pela Nestlé, e chegou ao Brasil em 2010. O objetivo é levar padrões sustentáveis para todas as fazendas fornecedoras do cacau adquirido pela empresa e alcançar 100% de cacau sustentável até 2025. Para fazer parte do programa, os produtores precisam atender a pontos de controle que envolvem tanto práticas de manejo ambientalmente corretas, como o cumprimento de leis e normas trabalhistas e de direitos humanos para entrarem no primeiro nível do Programa que é composto pelas categorias bronze, prata, ouro e diamante. Hoje, as marcas KitKat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton, Passatempo, Nescau, Negresco, Chocolate Dois Frades, Tabletes Garoto e Tabletes Nestlé são produzidas com cacau sustentável adquirido por meio do Programa Nestlé Cocoa Plan. Fazem parte da iniciativa os estados da Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco e São Paulo. –todos com destaque às práticas da agricultura regenerativa na cadeia do cacau para ter uma produção mais sustentável, com ações que recuperam o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade, além de contribuir para reduzir a pegada de carbono e para a produção de alimentos de maior qualidade. O Programa oferece assistência técnica em todas as fazendas certificadas e paga um valor adicional pelo cacau sustentável adquirido, que varia de acordo com o fornecedor e a classificação do produtor dentro do Programa. Assim, se desenvolve um relacionamento de longo prazo com grupos de agricultores. Há também a utilização de ferramentas de geomonitoramento para garantir que não haja desmatamento nas áreas contempladas no programa. Por meio do assistente virtual Theo, via chatbot, os cacauicultores têm acesso gratuito ao suporte constante sobre dúvidas técnicas, as fases de cultivo do cacau no campo, condições climáticas, preço médio do cacau e entre outras dúvidas. O assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores, respondendo as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica pelo número: (27) 99901-1960.

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

 

 

Sobre o Instituto Ampliê

Com mais de 10 anos de experiência, o Instituto Ampliê, sediado no Espírito Santo, busca impulsionar o crescimento do agronegócio, oferecendo soluções em eventos e projetos alinhados com a realidade do campo. A instituição visa melhorar a qualidade de vida no campo, promovendo inovação e condições favoráveis ao crescimento sustentável do agronegócio. Informações para a Imprensa: comunicacao@institutoamplie.com.br

 

(Fotos Foco Filmes)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar