WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

IF Baiano Uruçuca realiza Projeto Parque Floresta de Chocolate Itinerante

Objetivo é popularizar ciência, tecnologia e inovação

O Projeto Parque Floresta de Chocolate Itinerante é desenvolvido pelo IF Baiano-Campus Uruçuca, no Sul da Bahia, com o objetivo de  promover a popularização e a divulgação da ciência, tecnologia e inovação com ênfase na área da Engenharia de Alimentos.

O projeto, coordenado pelo professor Ivan Pereira, professor dos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos, pesquisador do Centro de Tecnologia de Alimentos – CTA e coordenador da Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Cacau e Chocolate do IF Baiano, vem sendo executado  desde 2013 e envolve muitos processos, pesquisas e ideias.

“É muito mais que um projeto de popularização e divulgação da Engenharia, é uma experiência interativa e sensorial. Queremos contar a história da produção de alimentos, em especial, do cacau e do chocolate, desde as primeiras pesquisas, mas também trabalhar a questão da sustentabilidade, dos territórios produtores de cacau, mostrar a cadeia de valor que existe e os avanços tecnológicos”, afirma Ivan Pereira.

O pesquisador recorda que a ideia surgiu em 2013, como uma oficina itinerante do Cacau ao Chocolate.  com o envolvimento de professores de diferentes áreas do conhecimento, ganhou uma dimensão maior e mais ousada, e hoje abrange um grupo de vinte pesquisadores de Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias das áreas de Engenharia de Alimentos, Agroecológica e Agropecuária, Design, Turismo, Comunicação, Informática e Agrimensura.

 

PRODUÇÃO DE CHOCOLATE

“De fixo o projeto se tornou itinerante. Já conseguimos realizar ações em mais de 30 cidades de diferentes estados do Brasil, na Bahia, Sergipe, Pernambuco, Pará e, também, fora do país, na Colômbia e Portugal”, destaca Ivan.

A “Oficina do Cacau ao Chocolate” tem uma didática envolvente, que sensibiliza o público não apenas com informações teóricas e para a educação alimentar, mas com atividades práticas, mão na massa, produzindo chocolates saudáveis com matérias-primas únicas e máquinas pequenas, mostrando que qualquer pessoa pode fazer o seu próprio chocolate, em casa.

Com a pandemia, o projeto foi paralisado por dois anos, mas em 2022, foi retomado, inscrito e contemplado em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), como principal atividade de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação da Rede IF Baiano.

A próxima meta do grupo de pesquisadores é buscar financiamento para a transformação de veículos automotores em espaço científico-cultural itinerante para o fortalecimento da ideia de projetar a construção de um Parque Temático no Território Litoral Sul Baiano.

Assista uma atividade do projeto:

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar