WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Ixcacao, a Deusa do Cacau

Símbolo da fertilidade e abundância na mitologia Maia popularizou consumo de chocolate

 

A história da Deusa do Cacau sofreu muitas adaptações ao passar pelos lábios de muitas gerações. Nas culturas antigas da Mesoamérica, ela era conhecida por muitos nomes diferentes e era adorada como uma deusa da fertilidade.

Embora não importe a versão contada, sua história é uma história de união com amor nutridor, curador e fértil para todos.

 

Um conto sobre a deusa maia IxCacao:

 

O ‘Ix’ simplesmente representa sua energia feminina divina. Literalmente significa “pequenino”, que era um termo carinhoso usado para uma mulher nestes tempos antigos. Por isso, seu nome se traduz em inglês como “Mulher Cacau”.

 

IxCacao apareceu nos mitos da criação dos maias, ao apresentar a agricultura ao povo e ajudar a trazer o nascimento dos gêmeos sagrados.

No início de seu tempo, ela era uma deusa da terra em uma sociedade matriarcal onde cuidar das plantações era trabalho feminino.

 

Ela sentiu que era sua responsabilidade divina garantir que seu povo recebesse uma abundância de alimentos para que ninguém passasse fome. Ela também tinha um profundo senso de responsabilidade para manter seu povo seguro e protegido enquanto os abraçava com sua energia materna.

Embora IxCacao tenha feito apenas uma pequena aparição na mitologia dos maias, a Deusa do Cacau conquistou o coração de muitos e era amada pelo povo como uma deusa compassiva da abundância.

 

No entanto, nestes tempos antigos, uma mudança social viu a energia do patriarcado começar a se estabelecer. No início, foi uma época de ouro onde reis e dinastias começaram, e uma classe dominante nasceu. As maravilhas da Astronomia foram introduzidas e floresceram, assim como as artes.

 

A história estava começando a ser registrada como glifos (uma forma antiga de escrita), começaram a aparecer nas estátuas, monumentos, palácios e templos elaborados e magníficos, todos criados em homenagem aos reis e seus muitos homens nobres. A formação das cidades estabeleceu uma grande aproximação das pessoas e principalmente dos ricos.

 

Servir ao patriarcado tornou-se a nova ordem de vida. O Rei notou IxCacao. Ele viu sua capacidade de fornecer abundância e isso acalmou sua ganância. Ele pediu que a Deusa do Chocolate servisse a ele e a seus homens, levando-a para seu reino e para longe do povo e de seus campos.


O assentamento 2 Riachões apostou na produção de ovos de chocolate agroecológico para a Páscoa / CETA

O rei exigiu que sua mão em casamento fosse dada ao “deus” do Comércio. Isso fez com que o grão de cacau sagrado se tornasse uma moeda valiosa e é até hoje conhecida como uma das formas de moeda mais antigas conhecidas.

 

No entanto, o que realmente incomodou a deusa é que o rei declarou o chocolate como o “alimento dos deuses” e o tornou disponível apenas para os governantes e guerreiros a seu serviço.

 

O coração de IxCacao finalmente se partiu quando ela soube que fora do reino agora havia fome generalizada. Ela não estava cuidando de seus campos tão perdidos e seu povo estava sofrendo. Além disso, começou a época do sacrifício humano e da prática horrenda de tirar as crianças dos campos e usá-las como sacrifício para aplacar a sede do Sol e evitar uma seca catastrófica.

 

Quando a Deusa viu essas crianças sendo conduzidas escada acima em direção ao seu carrasco, ela começou a subir os degraus ao lado deles. Oferecendo-lhes taças de cacau e confortando-os enquanto subiam para a morte. Essas ações dela se tornaram uma parte importante do rito cerimonial com as ofertas de cada ano.

 

A separação entre ricos e pobres foi se tornando mais evidente para IxCacao, pois ela via o sofrimento humano sendo causado pelo estilo de vida ganancioso de aristocratas abastados.

 

Foi então que a Deusa do Amor viu que as pessoas não estavam mais rindo, cantando e dançando. Eles não tinham mais energia para o amor. Então a Deusa do Amor se juntou à Deusa do Chocolate e eles conspiraram para trazer de volta abundância e amor para todos.

 

Eles ensinaram aos gananciosos cozinheiros dos reis como fermentar o vinho, tornando-o ainda mais inebriante, e então começaram a espalhar a palavra das propriedades afrodisíacas do cacau. Isso levou a um período de ainda mais ganância entre os governantes, enquanto se entregavam ao vinho e ao cacau.

 

Essa ganância levou ao surgimento de guerras entre os estados.

Foi relatado que um imperador, o Imperador Montezuma, bebia de 40 a 50 taças de cacau por dia como um potente afrodisíaco para sustentar sua energia para suas frequentes visitas ao harém.

 

Esta época de grande ganância e guerra significava que os trabalhadores das terras estavam partindo para a guerra ou suas terras estavam sendo usadas como campos de batalha. As pessoas não estavam sendo cuidadas. Não havia comida e uma grande disseminação da fome. Como resultado, os reinos caíram.

 

Ixcacao aproveitou para lembrar ao povo que a vida era mais do que trabalhar para o Rei ou seus senhores e isso deixou a Deusa do Amor muito feliz. A Deusa do Amor então adorou Ixcacao da cabeça aos pés com flores desabrochando e ventos suaves. A bela Ixcacao teve permissão para voltar para seu povo. Retorne ao seu papel de deusa da fertilidade. Volte para seus campos de milho e assegure-se de que seu povo seja alimentado. Mas ela também voltou como a deusa do amor e do prazer.

 

A Deusa do Chocolate jurou devolver o equilíbrio a todos. Ela é informada ao seu povo que não haverá mais trabalho sem descanso. Não haverá mais trabalho sem tempo para família e amigos. Não haverá mais trabalho sem tempo para música e dança. E o mais importante, não haverá mais trabalho sem amor.

 

A história da Ixcacao e a sabedoria que contém é um lembrete oportuno para todos nós. É um lembrete importante de que a produção moderna impulsionada, a agitação que alimenta o comercialismo e nossa mentalidade de ‘querer’ em vez de ‘precisar’ e os hábitos de compra e venda baseados na ganância não estão em alinhamento com a progressão de nossa sociedade como um todo .

 

A bela e humilde Deusa do Chocolate está aqui para nos lembrar que a abundância existe ao nosso redor. Está diante de cada um de nós. Se ao menos pararmos para ficar quietos, para conectar profundamente tudo o que temos e celebrar tudo o que nos dá prazer. É então que o verdadeiro luxo espera por todos nós.

 

Por  Priscila Nogueira (Fonte: Shamanic Heart Medicine)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar