Marco Lessa
Até 2010, as principais marcas de chocolates do Brasil não mostravam % (percentual) de cacau nas suas embalagens ou anúncios, nem citava a sua matéria prima principal, muito menos imagens do fruto de ouro. Muitas crianças e adultos não sabiam que chocolate era feito de cacau.
Em 2009 surgiu na Bahia o projeto Chocolat Festival, que completa 15 anos em 2024, com edições anuais na Bahia, Pará, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal e Europa, mais de 1 milhão e meio de visitantes, 150 milhões de reais em mídia espontânea nos principais veículos do país, mais de 100 mil pessoas alcançadas com aulas e palestras realizadas por muitos dos maiores nomes do cacau e chocolate do mundo, o surgimento de mais de 350 marcas de chocolate por todo o Brasil, novas instituições, reorganização de tantas outras, cursos técnicos, graduações e pós-graduações, produtos turísticos, reposicionamento do poder público para o setor, dentre tantos outros resultados.
A realidade mudou: o Chocolat Festival, em parceria com diversas instituições, entidades, produtores, chocolateiros, organizações privadas e publicas, destacando os Governos da Bahia e do Pará, fez renascer o verdadeiro cacau do Brasil e nascer o chocolate brasileiro de origem.