WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

´Casa de Gabriella` valoriza turismo sustentável em Itacaré

Cidade incentiva uso de energias renováveis e gestão de resíduos

Encravada em meio à uma natureza exuberante, a Pousada Casa de Gabriella é considerada mais do que um local de hospedagem por seu exemplo de sustentabilidade e harmonia com o meio ambiente. Com um sistema totalmente voltado para a preservação dos recursos naturais, a pousada se destaca como um caso de sucesso na promoção do turismo sustentável. Ela oferece conforto e segurança em todo espaço de convivência e nas 14 suítes privativas, incluindo uma suíte totalmente adaptada para receber cadeirantes e área dedicada à acessibilidade na piscina.

Um dos principais pilares da Casa de Gabriela é sua fonte de energia limpa e renovável. Graças à instalação de painéis solares fotovoltaicos, a pousada tem autonomia e gera 100% da energia elétrica que consome, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

 

A conscientização sobre o uso responsável da água é uma prioridade na pousada. Com sistema de captação de água da chuva, que alimenta um reservatório com capacidade para armazenar 50 mil litros, a Casa de Gabriella garante o abastecimento durante todo o ano, mesmo em períodos de estiagem. A água é utilizada nos jardins e para manutenção e limpeza de áreas externas. O recurso também é utilizado para a manutenção de piscina ionizada, que dispensa o uso de cloro, evitando assim a contaminação da água e preservando a saúde dos hóspedes e do meio ambiente.

GESTÃO DE RESÍDUOS

Outro aspecto fundamental da sustentabilidade da pousada é a gestão de resíduos. Na Casa de Gabriella, nenhum resíduo é desperdiçado. Todo o lixo orgânico produzido passa por processo de compostagem, que transforma os resíduos em adubo natural para os jardins e hortas da propriedade. Além disso, é feita a separação rigorosa dos materiais recicláveis.

Os materiais recicláveis são encaminhados para o Centro de Triagem e Econegócios, uma das bases do Programa Lixão Nunca Mais, que foi implantado em agosto de 2022 como um dos pilares da política pública de atendimento ao conceito de Destino Turístico Completo no município de Itacaré. A ação do município proporciona o cumprimento de vários dos 17 princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do Programa foram atendidos os eixos básicos (ambiental, social e econômico).

Itacaré passou a ser destino frequente do casal Massimiliano e Gabriela Ziegler desde 2006. A ideia da pousada Casa de Gabriella foi colocada em prática, definitivamente, em 2017, quando a reforma e ampliação da casa originalmente projetada por Massimiliano iniciou. Com a visão e preparação deles, a Pousada ganhou uma valiosa conexão entre os hábitos locais, a cultura nativa e as riquezas de uma região farta de natureza.

Gostar de pessoas, de Itacaré e de compartilhar a vida com todos foram os motivos que levaram o casal de empresários a transformar a casa de veraneio em Itacaré em uma pousada luxuosa e aconchegante. O projeto, que alia luxo e simplicidade com conforto e bem-estar, fez a baiana de Jequié e o italiano de Roma deixarem definitivamente a vida em São Paulo (SP) para morar no paraíso sul-baiano.

“Por oito anos usufruímos do prazer de receber amigos em nossa casa e compartilhar o que há de mais gostoso em Itacaré. Então, por que não proporcionar essa experiência para mais pessoas?”, questionou Gabriella ao marido Massimiliano. “Estamos muito felizes de poder oferecer o aconchego da sua casa, com a máximo de conforto que você merece nas férias, focando sempre no cuidado e na preservação com o meio ambiente”, disse a empresária.

SUSTENTABILIDADE

 

 

Outros exemplos de Turismo Sustentável já estão implantados no Destino Itacaré em diversos equipamentos turísticos dos setores de hospedagens e também da alimentação. O Chocolate Hotel possui um gerenciamento de todos os resíduos sólidos gerados, visando evitar descartes inadequados que possam causar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.

– Implantamos a captação e armazenamento da água da chuva, coleta de lixo reciclável, esteira estática e compostora estática. A parte interna dos equipamentos já está pronta e agora estamos instalando também as placas solares para ter autonomia em energia fotovoltaica – disse o empresário Giulio Lombardi, do Chocolate Hotel.

O Hotel Aldeia do Mar e o Restaurante UÇÁ destinam o resíduo orgânico para ser transformado em adubo na comunidade Santa Maria. Hoje, 100% do óleo residual das preparações é coletado pela Reoba. A Cooperativa Vitória, do Programa Lixão Nunca Mais, faz a coleta semanal de todo resíduo reciclável que é separado em contêineres.

O empresário Ernani Pettinati considera fundamental que todos os empreendimentos sigam os exemplos, pois Itacaré é conhecido, no mundo, pela preservação ambiental e belezas naturais. “Estamos em fase de finalização da implantação de sistema de energia solar (usina fotovoltaica), instalada no estacionamento do hotel, modelo carpot“, disse. A usina atenderá 100% da demanda por energia elétrica e iniciará sua geração a partir do próximo mês, segundo o empresário.

IPTU VERDE

O município de Itacaré avançou com a Lei Municipal 398/2021, que instituiu a Lei do IPTU Verde. Trata-se de programa de incentivo à sustentabilidade urbana e busca fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. Como contrapartida, o município oferta benefícios aos contribuintes.

Com uma filosofia de turismo sustentável enraizada em suas práticas diárias, a Pousada Casa de Gabriella e todos os outros empreendimentos que estão se qualificando nessa proposta são exemplos de como é possível conciliar conforto e lazer com preservação ambiental. Seja com energia limpa, gestão responsável da água ou manejo adequado dos resíduos, meios de hospedagens e alimentação de Itacaré demonstram que é possível promover o turismo de forma consciente e sustentável, contribuindo para a construção de um futuro mais verde e equilibrado para as gerações futuras.

TURISMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL

O secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu, é entusiasta das ações e elogia o trade por buscar, cada vez mais, implementar ações que caminhem com a proposta de consolidar o município sul-baiano como destino completo e sustentável.

Para o prefeito Antônio de Anízio (PT), idealizador do Programa Lixão Nunca Mais, esses casos de sucesso devem ser replicados por todos, não só pelos equipamentos turísticos. “São exemplos a serem seguidos pelo comércio e empresas, de forma geral, fortalecendo o destino Itacaré como referência em turismo consciente e sustentável”, completou Tonho de Anízio.

 

(do Pimenta, com Fotos Divulgação)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar