WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Ilhéus sedia evento de abertura da Temporada das Baleias

Organizado pela Ecosul Turismo e pelo Projeto Baleias na Serra, atividade celebra início da chegada das jubartes no Sul da Bahia

 

Todos os anos, as baleias-jubarte migram para águas tropicais para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes durante o inverno, enquanto passam o verão nas águas frias e ricas em nutrientes da Antártida. Em Ilhéus, no Sul da Bahia, o Jardim Atlântico Beach Resort é sede para o Evento de Abertura da Temporada das Baleias, que visa promover o início da temporada de avistamento desses mamíferos e o turismo de observação de baleias, reconectando as pessoas com o oceano. O encontro, co-organizado pela Ecosul Turismo e pelo Projeto Baleias na Serra, está em sua terceira edição, tem entrada gratuita e será realizado no dia 16 de junho, das 9h às 17h.

“Faz três anos que oferecemos a possibilidade de ir ao mar ver as baleias e promover a educação ambiental, fazendo a ligação entre a ciência e o turismo para sensibilizar o público”, afirma Thomas Foucart, biólogo e co-proprietário da Ecosul Turismo. “É uma nova atividade turística que movimenta a baixa temporada de Ilhéus, gerando visitação para a cidade no inverno”, complementa o biólogo que também é o comandante da lancha e divide com a sócia, Alice Lima, o papel de guia de turismo durante os tours de avistamento.

Nesse período, o turismo náutico de observação registra taxas de 95% de sucesso de avistamentos de baleias jubarte nas saídas realizadas pela Ecosul Turismo entre junho e outubro. Mais de 1.250 baleias já foram avistadas pelos 750 turistas e 11 pesquisadores que embarcaram na lancha da empresa. Com o sucesso de suas atividades, a Ecosul Turismo já disponibilizou mais de R$ 15 mil para pesquisas realizadas durante os passeios turísticos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), e destina 1% do seu faturamento anual em doações para apoio a atividades de conservação e ao desenvolvimento turístico de comunidades locais.

Alice Lima, também bióloga, explica que a taxa de sucesso nos avistamentos tem a ver com a geografia da cidade baiana. “A jubarte gosta de se reproduzir em águas menos profundas, e como a plataforma continental em Ilhéus é extremamente curta com uma extensão de somente 20 km, as baleias se concentram bem perto da costa”, pontua.

A consolidação da atividade, que saltou de quatro saídas informais em 2020 antes da criação da Ecosul Turismo para 72 embarques estruturados em 2023 feitos pela empresa, vem reforçando a fama de Ilhéus como a cidade das baleias. “Está se criando uma nova identidade regional, aliada à cultura do cacau e do chocolate. Para nós, é uma honra receber e abrir as portas de nosso resort para pesquisadores, estudiosos, turistas e a comunidade em geral”, diz Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort.

“Além de divulgar a atividade turística, o evento visa falar sobre as baleias-jubarte na nossa região, destacando-as como embaixadoras para a conservação do oceano”, menciona Isabel Gonçalves, bióloga marinha e coordenadora do Projeto Baleias na Serra. O projeto atua com pesquisa e conservação há mais de 10 anos, estudando a ocorrência desses animais na região, registrando um número de baleias que foi multiplicado por quatro durante a última década, na região de Ilhéus.

A programação começa com atividades de limpeza de praia com o Grupo de Amigos da Praia para reforçar a relação da limpeza na praia com a saúde dos animais, o que incentiva a adoção de boas práticas. “Queremos reforçar a ligação entre as pessoas e o oceano, destacando a ciência e a conservação para inspirar mudanças positivas”, finaliza o biólogo Thomas Foucart.

O dia contará com diversas outras atividades como aula de surf e de ioga, contação de histórias e oficinas de artes para as famílias. Demais entidades focadas em pesquisa e conservação ambiental, como por exemplo o Instituto Mamíferos Aquáticos, Instituto Floresta Viva, Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus, Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação, entre outros, integram a agenda do dia como expositores do evento, que também tem apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Sebrae, além do Jardim Atlântico Beach Resort.

Fotos divulgação

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar