WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

CAR e MST promovem intercâmbio para impulsionar produção de sementes agroecológicas

Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Bahia e do Rio Grande do Sul, participaram do intercâmbio com foco na troca de tecnologias entre os estados e na expansão da produção de sementes agroecológicas. O encontro foi um passo para fortalecer a agricultura familiar e os assentamentos de reforma agrária na Bahia.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância da interação: “A reunião com representantes do MST da Bahia e do Rio Grande do Sul foi um grande intercâmbio. Eles apresentaram uma tecnologia de produção de sementes de olerícolas e sementes agroecológicas. Também temos a nossa base de produção do MST, que já está produzindo muitas sementes. Este intercâmbio visa traduzir essas experiências em ações efetivas”.
Ribeiro anunciou duas ações concretas decorrentes da reunião. Primeiro, o Estado da Bahia fará uma compra significativa de sementes para apoiar o projeto Bahia Sem Fome. Segundo, uma delegação irá ao Rio Grande do Sul para conhecer as atividades locais de produção de sementes, visando implementar práticas semelhantes na Bahia.
Parceria com a BioNatur
O dirigente estadual do MST na região Nordeste, Antônio Marcos, expressou seu entusiasmo com a parceria. “Hoje, viemos aqui para alinhar com a CAR a perspectiva da compra de sementes agroecológicas. Em parceria com o MST da Bahia e a BioNatur do Rio Grande do Sul, vamos expandir a produção de sementes de hortaliças em nossos assentamentos”. A BioNatur é uma maarca da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida Ltda – COONATERRA.
Ele acrescentou: “Saímos muito felizes com a decisão da CAR de comprar sementes agroecológicas e orgânicas. Isso vai permitir o desenvolvimento da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária. Atualmente, estamos produzindo hortaliças como alface, pimenta de cheiro e tomate. Com essa nova parceria, esperamos acrescentar outras variedades de hortaliças e expandir nossos campos de sementes agroecológicas”.
Essa iniciativa visa reduzir a dependência de sementes transgênicas, promovendo uma alimentação saudável e sustentável. Marcos reforçou: “A política do Governo da Bahia é expandir a questão da alimentação saudável. Com a parceria da BioNatur e o apoio da CAR podemos avançar significativamente nessa direção”.
 Fotos: Karoline Meira
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar