
Karen Póvoas
Itabuna recebe nesta quinta-feira, 24 de julho, a Oficina de Acessibilidade no Audiovisual, promovida pela Mostra Cineclubista Itinerante – Cinema Negro em Foco. O encontro acontecerá das 18h às 20h, na Câmara de Vereadores de Itabuna, com a facilitadora Roberta Brandão, e terá como foco a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A atividade é gratuita, com emissão de certificado, e está com inscrições abertas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqciQMZ7jsOmJONP2OAMNEPbzMksZvtoG11L_NqCVpWjEGPg/viewform
A oficina marca o encerramento da 3ª edição do projeto, que desde abril tem promovido ações culturais e educativas em escolas públicas de Itabuna e no Centro de Cultura Adonias Filho. Ao longo dos últimos meses, mais de 400 estudantes e professores participaram de oficinas de cineclubismo, introdução à linguagem audiovisual com celular e sessões cineclubistas com exibição de 9 filmes de curta e longa metragem, além de debates.
O projeto é realizado pelo Ponto de Cultura Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), em parceria com o Cineclube Mocamba, e financiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Prefeitura de Itabuna.
A proposta é fortalecer o olhar crítico, promover representatividade e fomentar o acesso democrático à cultura audiovisual, especialmente entre a juventude periférica.
Siga o perfil oficial do projeto no Instagram @cinema_negro