WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Professor da UFSB integra lista de cientistas com maior impacto global

Daniel Piotto desenvolve pesquisas sobre florestas na região da Mata Atlântica

Na edição 2024 do World’s Top 2% Scientists, que lista os pesquisadores mais influentes do mundo, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está representada por um docente, o professor Daniel Piotto, do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF). A lista é organizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e é elaborada a partir da compilação de informações da base de dados Scival, da Elsevier, uma das principais editoras científicas do mundo.

O professor Daniel Piotto é vinculado ao CFCAF e atua como decano desde a fundação da unidade, gerindo o centro no aspecto administrativo e acadêmico. Além disso, desenvolve pesquisas sobre florestas na região da Mata Atlântica e coopera com esforços científicos internacionais a partir do Sul da Bahia, contribuindo para estudos amplos sobre biodiversidade, regeneração florestal, conservação de espécies de árvores ameaçadas de extinção, ecologia e silvicultura de espécies nativas. Ao longo da carreira, vem desenvolvendo laços de colaboração com cientistas e instituições de diversos países sobre florestas secundárias e projetos de conservação, produção e restauração florestal.

Atualmente, o professor Piotto coordena o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Sivicultura de Espécies Nativas do Brasil (PPD-SEN), em parceria com o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia. No mês de setembro, participou da New York Climate Week, apresentando os primeiros resultados do programa no evento “Supertrees for a Sustainable Future” organizado pelo Jardim Botânico de Nova York e Bezos Earth Fund. Em outubro, esteve em missão em Bordeaux, França, onde apresentou as diretrizes e detalhes do PPD-SEN para os representantes da FAO (Organização das Nações Unidas), incluindo os avanços no estabelecimento de áreas experimentais na Amazônia e Mata Atlântica, e as mais recentes publicações técnicas e científicas do PPD-SEN que trazem informações relevantes para apoiar a concepção e condução de empreendimentos florestais focados em árvores nativas do Brasil.

O ranking

A lista é compilada com base em dois fatores, de acordo com a organização do ranking: os 100 mil cientistas com maior pontuação C (C-Score) – com e sem autocitações -, e aqueles incluídos nos 2% mais relevantes em suas subáreas de atuação. Com isso, o ranking contempla dois índices: pesquisadores(as) mais influentes ao longo de toda a carreira e aqueles(as) mais destacados(as) no último ano, baseando-se nas citações feitas aos trabalhos acadêmicos por seus pares.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo