WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Primeira edição do Fórum “Entre Mulheres Empreendedoras Paris” foi realizada na Sala Villa-Lobos, na França

Evento tem apoio da Chambre du Commerce CCBF

Celebrando o Ano do Brasil na França e com o objetivo de promover valiosos conhecimentos, fomentar conexões estratégicas e destacar o papel transformador das mulheres nos cenários econômico e cultural, foi realizado o primeiro Fórum de Mulheres Empreendedoras em Paris. Idealizado pelo grupo “Entre Mulheres Empreendedoras Paris” e em parceria com a Chambre du Commerce CCBF, a primeira edição do evento aconteceu na sexta-feira, 7 de fevereiro, na Sala Villa-Lobos, na sede da Chambre du Commerce Brésil en France.

Philipe Lecourtier, presidente do Conselho de Administração da CCBF, e Rosemeire Martins, diretora da Câmara de Comércio do Brasil na França, prestigiaram o evento.

Em entrevista ao Destake News, Rosemeire Martins falou sobre a importância do evento e a principal missão da Câmara de Comércio do Brasil na França:

“A Câmara de Comércio do Brasil na França tem total interesse nesse tipo de evento, porque ele é uma inspiração para outras mulheres. Investir e empreender no Brasil já é difícil, imagine quando se é imigrante em outro país, com uma língua e uma cultura diferentes. Então, é ainda mais desafiador, e todo o apoio que podemos oferecer é importante. Esses grupos são criados exatamente para isso, para mostrar que é possível e para encorajar as mulheres a não desistirem no meio do caminho. Nossa missão principal é apoiar, instruir e capacitar brasileiros que estão aqui, para que possam enfrentar o mercado de trabalho e o empreendedorismo que surge quando você imigra”, explicou.

A empresárias Patrícia Lima e Fernanda Afonso

A empresária Patrícia Lima, mentora e fundadora do “Entre Mulheres Empreendedoras” e uma das idealizadoras do evento, falou sobre a importância dessa parceria e o que a inspirou a realizar o fórum:

“Nós somos mulheres brasileiras que moramos na França, e essa é a nossa forma de contribuir para a nossa cultura: promovendo eventos que trazem assuntos importantes para nossa comunidade. O ‘Entre Mulheres Empreendedoras’ surgiu com o intuito de unir as mulheres brasileiras imigrantes na França para que, juntas, nos fortalecêssemos. E isso é algo extraordinário que está acontecendo em nossa comunidade e, hoje, está no coração de centenas de mulheres”, relatou ao Destake News.

 

Ao longo de 2025, o Fórum será dividido em três etapas, todas com entrada gratuita. Nesta primeira edição, o tema abordado foi Moda e Comportamento, explorando como o estilo pode ser uma ferramenta de construção de identidade nos negócios, ajudando as mulheres a criar imagens profissionais autênticas e impactantes.

“2024 foi um ano de pesquisa para nós, e em 2025 estamos trazendo uma nova abordagem para o ‘Entre Mulheres Empreendedoras’: conhecimento. O objetivo do projeto este ano é oferecer ferramentas para que elas saibam como se comportar e conhecer os códigos mais relevantes do mercado europeu, para que sejam bem-sucedidas. Às vezes, seu produto é excelente, mas a forma como você o apresenta não é tão eficaz”, explicou a empresária Fernanda Afonso, uma das idealizadoras.

Mediado pela professora Mara Rute Hecelin, o evento contou com palestras de Clo Kronenberger (estilista, professora de história e diretora criativa da marca Clô Kronenberger), Ana Gessica (consultora de imagem, estilo & coolhunter) e Ana Garmendia (jornalista, cronista e correspondente da Elle Brasil em Paris), que abordaram os temas: Moda como ferramenta de identidade nos negócios, Estilo francês: uma imagem atemporal e O conservadorismo como a nova tendência da moda.

Professora Mara Rute Hecelin, Clo Kronenberger (estilista, professora de história e diretora criativa da marca Clô Kronenberger), Ana Gessica (consultora de imagem, estilo & coolhunter) e Ana Garmendia (jornalista, cronista e correspondente da Elle Brasil em Paris)

Durante o Fórum, o Destake News perguntou a Clô Kronenberger: Quais são os erros mais comuns ao combinar roupas e acessórios?

“A extravagância! O excesso. O equilíbrio entre ‘muito’ e ‘menos’ é mais fácil de harmonizar. Acho que misturar muitas cores pode ser um erro. Também acredito que o exagero pode prejudicar o visual. Na minha opinião, ‘menos é mais’ e o minimalismo é mais importante do que o excesso. Mas, no fim, depende do estilo de cada um, né?”, respondeu a estilista.

Para Ana Gessica, a pergunta foi: Moda sustentável: como consumir de forma consciente sem perder o estilo?

“Neste caso, quero destacar a importância de incentivar as pessoas, antes de comprarem uma peça, a observarem sua qualidade e refletirem. Por exemplo, essa saia… A Clô não está usando uma saia? Vou olhar para a saia da Clô e pensar onde posso usá-la e com quantas peças diferentes posso combiná-la. Isso torna a compra inteligente, então eu a realizo. Agora, se vejo uma peça linda, muito bonita, e penso: ‘Vou usá-la com um casaco, ok. Vou usá-la nessa festa’, mas percebo que não poderei mais usá-la em outras ocasiões, então não é uma compra inteligente”, explicou a consultora de imagem com exemplos .

Falando ao Destake News, Ana Garmendia esclareceu alguns códigos de vestimenta informal para mulheres na França:

“Existe um código, e ele está relacionado a uma certa simplicidade, com rigor nas cores, nas silhuetas e em certos cuidados com o tecido. Quando chegamos aqui, percebemos que é necessário usar um blazer no dia a dia, um sapato mais formal. Um exemplo: na França, as pessoas não saem com roupas de ginástica para a academia. Há uma série de códigos importantes, e eu diria que o principal para nós, brasileiros, é o rigor, principalmente nos formatos e nas cores das roupas.”explicou.

Também em entrevista, a empreendedora, escritora e palestrante Karina Naves, uma das participantes do evento, falou sobre a importância do tema abordado na primeira edição do Fórum:

“Tudo isso tem muito a ver com o que vivemos aqui na França, principalmente para nós, brasileiras, que precisamos entender a cultura francesa e inserir a questão da moda, que amplia nosso conhecimento e nossa experiência aqui. É fundamental ajudar na inserção do brasileiro na cultura francesa.”

 

A  mediadora do FórumMara Rute, pós-graduada em Geociências, consultora de projetos das Nações Unidas e diretora de projetos do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable (CAESE) no Cluster Paris-Saclay, destacou a relevância do evento e do projeto Entre Mulheres Empreendedoras, deixando também uma sugestão para as próximas edições:

“Um grupo como este é necessário porque vivemos um momento de decisão sobre para onde iremos, e a França é onde estamos… Este Fórum demonstra que os três elementos fundamentais para uma boa empreendedora estão presentes nas mulheres que ele apoia: resiliência, inovação na adversidade e capacidade de resposta. O mundo precisa de soluções, e essas mulheres estão respondendo, mesmo com poucos recursos. Minha sugestão para o próximo Fórum, que acontecerá em abril e junho, é que tenhamos a capacidade de ouvir os anseios das brasileiras. O grande desafio não é apenas ajudar a brasileira quando ela chega à França, mas prepará-la para chegar aqui com os pés firmes neste solo que é empreender .”

As próximas edições acontecerão nos meses de abril e junho, abordando temas fundamentais para o empreendedorismo feminino.

Por Cláudia Santos

(Destake News)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo