WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Brasil é destaque no Salon du Chocolat de Paris com cacau de alta qualidade

País homenageado na 30.ª edição do maior evento de chocolate do mundo reforça o protagonismo do cacau sustentável do Pará e da Bahia

O Salon du Chocolat de Paris, um dos eventos mais prestigiados do mundo dedicados ao chocolate, abriu nesta quarta-feira (29) a sua 30ª edição com o Brasil como país homenageado. A inauguração do Pavilhão Brasil, no Parque de Exposições de Porte de Versailles, consolidou o cacau brasileiro no cenário internacional, com destaque para o Pará e a Bahia, estados que simbolizam a cacauicultura nacional.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas, representantes institucionais e produtores de diferentes regiões do país, num momento que reforçou a união em torno da sustentabilidade, da qualidade e da valorização do chocolate bean to bar brasileiro.

“Ver o país ser homenageado hoje no Salon du Chocolat, com o maior estande da sua história, é a prova de quanto evoluímos. É um reconhecimento ao trabalho de centenas de produtores e empreendedores que acreditaram no cacau brasileiro e transformaram o nosso produto em símbolo de qualidade, sustentabilidade e identidade nacional. Em 2009, nenhuma embalagem de chocolate produzida no Brasil trazia, na sua face principal, a imagem ou o percentual de cacau”, explica Marco Lessa, CEO da MVU Empreendimentos e organizador da missão brasileira.

Desde então, o movimento Pró-Cacau mobilizou produtores, instituições e marcas, impulsionando uma mudança profunda no setor e permitindo que o país se apresentasse na vitrine global com identidade, rastreabilidade e qualidade reconhecida.

A Bahia, berço histórico da cacauicultura brasileira, também celebrou o reconhecimento.

“Foi com o cacau trazido da Amazônia e implantado no sul da Bahia que o Brasil se tornou referência mundial na produção dessa fruta”, lembrou o vice-governador baiano, Geraldo Júnior, ressaltando que foi da Bahia que o cacau migrou para a África.

Para ele, a homenagem ao Brasil no Salon du Chocolat é também um tributo ao esforço conjunto de produtores paraenses e baianos, que consolidam o país como referência em cacau de origem e chocolate de qualidade.

“A Bahia abriu esta porta, e estamos aqui, juntos, consolidando essa parceria entre os estados produtores”, completou o secretário-adjunto da Sedap, Francisco Neto.

O Pará, um dos líderes nacionais na produção de cacau, destacou-se pela defesa do equilíbrio entre produção e preservação ambiental.

“Precisamos continuar produzindo, mas com responsabilidade e sustentabilidade. A cultura do cacau na Amazônia mostra que é possível gerar desenvolvimento preservando a floresta”, afirmou o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do estado, durante o evento.

A delegação paraense levou a Paris oito produtores de municípios como Medicilândia, Uruará, Rurópolis, Pacajá, Novo Repartimento, Castanhal e São Francisco do Pará, reforçando a diversidade da produção local. O representante do governo do Pará também destacou a importância da cooperação entre os estados produtores e convidou o público internacional a conhecer o trabalho do estado durante a COP30, em Belém.

Do Brasil para o mundo

A dimensão da presença brasileira no evento vai além do aspecto comercial.

“Exportar vai muito além do comércio. É levar ao mundo a verdade e a cultura brasileira, a inteligência e a criatividade do nosso país”, afirmou Caio Renault, ministro da Embaixada do Brasil na França, emocionado durante a cerimônia.

Representando a ApexBrasil, André Queiroz destacou o papel das empresas participantes e o valor da sustentabilidade como marca do novo momento do cacau nacional. “Esta feira é a oportunidade de revelar à Europa toda a sustentabilidade, o talento e a alegria brasileiros que vocês representam”, afirmou.

A participação do Brasil no Salon du Chocolat 2025 simboliza três décadas de evolução na forma como o país produz, comunica e exporta o seu cacau. Da floresta amazônica à costa cacaueira da Bahia, o setor se apresenta hoje como um exemplo de integração entre tradição, inovação e sustentabilidade.

(Fotos Divulgação)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo