
As editoras Glac Edições, Entremares e a Teia dos Povos se uniram para publicar duas obras que apresentam caminhos de reconstrução social e ambiental. O livro Mutirão: ajuda mútua no campo, de Clóvis Caldeira, retrata como o trabalho coletivo assume diferentes formas pelo Brasil a partir das raízes indígenas e da luta conjunta. Já As soluções já estão aqui, de Peter Gelderloos, critica as falsas promessas de soluções verdes de grandes corporações e mostra que a ação comunitária gera autonomia e alternativas sustentáveis.
Para viabilizar a impressão, a Teia dos Povos tem organizado um mutirão de arrecadações. Segundo Joelson Ferreira, liderança do movimento, a iniciativa busca propor caminhos coletivos diante da crise política, social e climática. “É a reconstrução de uma proposta para reencantar o Brasil da necessidade de avançar. O Brasil não pode continuar com um Congresso como este, com o desmando que está aí, não podemos continuar com essas soluções do capital. O capital está morrendo, está se acabando e nós precisamos encontrar soluções novas para reconstruir o nosso país”, afirmou Ferreira, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Ele destacou que a saída passa pela redistribuição de terras e pelo fortalecimento da organização popular. “Temos que restituir a terra aos povos originários, a demarcação é agora. Temos que restituir a terra também ao povo negro para que possamos avançar e construir uma nação grandiosa”, reivindicou.
Ferreira defendeu ainda que movimentos sociais discutam um programa mínimo comum para as próximas eleições, em 2026. “Não podemos trabalhar com pobreza, temos que trabalhar com a solução que o povo brasileiro é muito rico, muito trabalhador. A primeira solução parte da redistribuição da terra, assumir um projeto de território, para que possamos ter uma sociedade bem alimentada, sadia e trabalhar em outros projetos que precisamos, ressignificar o trabalho e a renda”, completou.
O objetivo da campanha é arrecadar R$ 29 mil até o dia 24 de outubro para custear a impressão das obras. Para participar do mutirão e contribuir com qualquer valor, basta acessar o link: https://benfeitoria.com/projeto/livrosdateia.