DestaquesGeral

Nibs é aposta da Bahia Cacau para conquistar novos mercados

 

A Bahia Cacau, com uma unidade em Ibicaraí, implantada pelo Governo da Bahia,  a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar no Brasil, que produz chocolates premium, aposta na diversificação para ampliar e conquistar novos mercados. Um dos produtos de maior sucesso é o Nibs de cacau, que já foi apresentado no Salon du Chocolat de Paris e no Chocolat São Paulo.

Gerenciada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado (Coofesba), que reúne 60 produtores rurais, a Bahia Cacau mantém uma loja de fábrica na rodovia BR 415, em Ibicaraí, onde o nibs é um produtos mais procurados.

“Estamos passando por um processo de consolidação e expansão, capacitando os cooperados, lançando novos produtos e  buscando novos mercados”, afirma Osaná Crisóstomo do Nascimento, diretor da Coofesba.

Os Nibs são a própria amêndoa do cacau, levemente torrado e triturado – ou seja, contém uma maior concentração de nutrientes. Isso porque o Nibs possuem triptofano em sua composição, que é o responsável por reproduzir serotonina – hormônio da felicidade. Sendo assim, a sensação de bem estar pode ser conquistada com esse alimento.

Dentre os nutrientes em que a amêndoa de cacau é fonte, encontram-se os minerais, magnésio, ferro, cromo, manganês, zinco e cobre. O fruto contém ainda potencial antioxidante, através da presença de vitamina C, flavonóides e catequinas, compostos estes que ajudam no combate aos radicais livres.

Textura crocante e sabor marcante podem definir um pouco mais dos Nibs de Cacau. Por serem torrados e triturados, os Nibs possuem uma crocância irresistível, que dão aquele toque especial quando adicionado aos pratos, exemplo: Iogurte, Frutas, Vitaminas, Bolos, Tortas, Shake, Smoothies, Cookies ou até mesmo sorvete.

BENEFÍCIOS DO NIBS DE CACAU

▪Reduz colesterol, impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que as placas se acumulem nos vasos sanguíneos.

▪Reduz a pressão por ter ação vasodilatadora.

▪Melhora a capacidade do organismo de metabolizar o açúcar, funcionamento como grande aliado do diabético.

▪Ajuda perder peso, inibindo mecanismos que fazem o organismo estocar ou produzir mais gordura, aumentando a sensação de ansiedade.

▪Contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

▪Melhora a saúde mental.

▪Ação antioxidante que retarda o envelhecimento.

▪Ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfóticos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.

▪Auxilia na proteção dos neurônios contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer.

▪Reduz algumas sintomas da TPM, como depressão, e contribui para suprir eventuais carências minerais, como magnésio, ferro, zinco comum nesse período do mês e também durante fases de estresse agudo.

(Fonte: BAHIA CACAU)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar