DestaquesGeral

Expedição Cacau e Chocolate chega a São Paulo

Experiência gastronômica tem marcas do Sul da Bahia

A Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, conduzida por Juliana Ustra chega a São Paulo neste mês de junho para uma sequência de eventos e visitas em fábricas de chocolates dentro da agenda do projeto.

 

Esta é uma jornada de infinitas experiências que culminará na produção de um livro sobre o tema. É escrito em primeira pessoa por Juliana, a partir das vivências onde estão as origens do cacau brasileiro e as principais iniciativas de produção de chocolate bean to bar e tree to bar no país. Fazendas de cacau centenárias, produções com alta tecnologia, fábricas de chocolates, eventos,  entre outras expressões do cacau e derivados estão neste roteiro. É um relato realista, trazendo informações sobre situações inusitadas, experiências gastronômicas e turísticas, e muitas conversas com quem efetivamente faz o cacau e o chocolate serem possíveis.

Para realizar a coleta destas narrativas, Juliana está em uma exploração pelo Brasil, com objetivo de apresentar estes dois alimentos através de uma abordagem integral, costurando turismo, sustentabilidade, brasilidade, gastronomia, cultura, história, agronegócios, entre outros tantos aspectos. Já rodou mais de 10 mil km, em pelo menos 60 dias de viagens, realizou eventos em fazendas e em lugares icônicos do universos do cacau e chocolate brasileiros.

 

“O eixo Cacau e Chocolate do Brasil pode ser apreciado a partir de várias óticas, relacionando temas e interligando saberes. A ideia é fomentar o interesse do próprio brasileiro por cacau e chocolate produzidos em solo nacional, para que haja uma maior valorização desta cadeia produtiva. Claro, algumas quebras de paradigmas vem junto, como por exemplo a de que apenas chocolates estrangeiros seriam interessantes. Nosso pais é um emissor de chocolates incríveis, que podem trazer sabores marcantes, terroirs distintos, assim como se vê no mundo dos vinhos. Assim penso ser importante para  fomentar a economia desta cadeia produtiva das cinco regiões” – comenta Juliana Ustra.

Ela que é gaúcha, apaixonada por cacau e chocolate do Brasil, leva nesta bagagem dez anos estudando, vivendo este tema e se especializando neste mercado. Engenheira química, com 23 anos de atuação em consultoria, ela desenvolve desde 2013 um projeto chamado Chocolate no Brasil, através do qual realiza eventos de degustações de chocolates tree to bar e bean to bar exclusivamente brasileiros. Em inúmeras situações já atuou em eventos gastronômicos, em Festivais Nacionais, eventos em vinícolas, com a harmonização de chocolate com vinhos, e também com outros alimentos brasileiros, como azeites de oliva e queijos.

Este projeto contempla viagens exploratórias pelos biomas de origens de cacau no Brasil, na Mata Atlântica e Amazônia, onde sempre há e haverá a interligação de saberes locais, cultura alimentar e também outros produtos do agronegócio, como vinhos, azeites, queijos, cafés, chás. Eventos de degustação de chocolates e também avaliação da gastronomia local estão em pauta. Uma viagem completa pelos sabores do cacau e chocolates do Brasil!

 

Dentro da programação da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil ocorrem eventos, que são experiências gastronômicas bastante inusitadas, como as programadas para São Paulo.  Estão em pauta quatro eventos em parceiros como Baianí e Luisa Abram, já com vagas esgotadas e uma aula a convite do curso de  Gastronomia da Anhembi Morumbi, dia 9 de junho.

Nestes eventos se harmoniza  com derivados de cacau e chocolates tree to bar e bean to bar, degustados numa harmonização com espumante, azeite e mel da Campanha Gaúcha.  Tudo ocorre, às cegas, demonstrando aos parceiros como estes eventos são conduzidos junto ao público final. É um percurso sensorial inusitado, Todas as amostras deste evento são de marcas apoiadoras da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil e seus rótulos ficam dispostos para que possam ser fotografados e apresentados durante os eventos.

 

 

Como acompanhar a Expedição Cacau e Chocolate do Brasil :

– Instagram @chocolatenobrasil

– Blog chocolatenobrasil.blogspot.com.br

– Youtube: Projeto Chocolate no Brasil

– twitter: @julianaustra

– spotfy: expedição cacau e chocolate do brasil

#expediçãocacauechocolatedobrasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar