WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Primeiro concurso de chocolates de origem da Transamazônica valoriza qualidade

Chocolat Festival Xingu em Altamira traz inovações e premia produção regional

 

A segunda edição do Chocolat Festival Xingu, em Altamira (PA) promete ser, de fato, inovadora. Além de todas as atrações que o evento já proporcionou na primeira edição, em 2022, os organizadores pretendem premiar os maiores destaques do chocolate de origem da Transamazônica.

Disponível no site do evento, o edital informa que o concurso será dividido em três categorias: Chocolate Intenso, Chocolate Bean-to-bar Intenso (de 65% a 85% de cacau); Chocolate ao Leite, Chocolate Bean-to-bar ao Leite (de 35% a 65% de Cacau); e Produto Inovação (mínimo de 30% de amêndoas).

Marco Lessa organizador do Chocolat Festival

Para participar, é necessário ser um dos mais de 120 expositores do evento e pagar uma taxa de R$ 20 para cada produto inscrito. Cada empresa poderá inscrever quantos produtos desejar entre os dias 12 e 15 junho na estrutura montada no estacionamento no Centro de Eventos de Altamira, local da realização do festival.

Avaliação será realizada em duas etapas. Cinco degustadores especialistas em chocolates finos vão compor a comissão julgadora, seguindo critérios de aroma, sabor, textura, brilho, persistência do sabor e julgamento da Qualidade Global.

Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia realizada no palco principal do Chocolat Festival Xingu, divididos em ordem de premiação ouro, prata e bronze, em cada uma das três categorias.

Entre os prêmios, está o direito de uso do selo de “Melhor Chocolate de Origem da Transamazônica | Chocolat 2023”. Inicialmente, os organizadores do evento vão oferecer os primeiros 500 selos para cada premiado, com a concessão dos direitos de uso da arte do emblema para reproduções subsequentes sob a responsabilidade dos premiados. Também serão entregues certificados de honra ao mérito para os premiados.

As empresas produtoras dos primeiros colocados de cada categoria recebrão também passagem aérea (ida e volta), diárias e hospedagem para participarem do Festival Internacional de Chocolate e Cacau de Ilhéus 2023. A promoção da Procacau/Sedap vai garantir que os vencedores possam expor seus produtos no evento agendado para os dias 20 a 23 de julho de 2023, na “Terra da Gabriela”, na Bahia.

Além dos fabricantes do chocolate, os produtores das amêndoas usadas na fabricação receberão certificado de “Honra ao mérito ao produtor da amêndoa para a fabricação do Melhor Chocolate de Origem da Transamazônica”.

“Estas iniciativas fazem parte do processo contínuo de valorização do cacau e do chocolate de origem que realizamos no Chocolat Festival. Queremos cada vez mais reconhecer os empreendedores que trabalham com cacau e chocolate e que buscam sempre inovar em suas práticas e produtos, que respeitam a qualidade e a sustentabilidade em todas as etapas da produção”, comentou Marco Lessa, CEO do Grupo M21, idealizador do evento.

Mais detalhes estão disponíveis no site xingu.chocolatfestival.com/concurso/

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar