WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Frente de Trabalhadores Livres promove encontro de lideranças e fortalece agricultura familiar na Bahia

 

A Frente de Trabalhadores Livres/FTL Bahia realizou o Encontro de Lideranças 2023, na sede da Cooperativa de Pequenos Produtores de cacau, mandioca e banana do Centro-Sul da Região Cacaueira- (Coopercentrosul), em Itabuna.

A FTL é um movimento social que reúne  diversos segmentos do campo, assentados, acampados, agricultores e agricultoras familiares, quilombolas, e demais representantes dos povos do campo na Bahia e no Brasil, com o objetivo de fortalecer a  agricultura famíliar.

O encontro em Itabuna  mobilizou lideranças de  cinco Territórios de identidades da Bahia, representando dezoito associações, três cooperativas e dois  sindicatos.

Juntas, essas entidades juntas representam mais de 750 famílias, somando mais de 2950 baianos e baianas  da agricultura familiar no Estado.

O objetivo do encontro  foi pautar as diferentes demandas, bem como discutir melhorias para o rural no  estado de maneira socialmente justa e  sustentável.

No encerramento das atividades  o Diretor Presidente da Companha de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR,  Jeandro Ribeiro, destacou projetos como o  Bahia Produtiva, Pró-Semiárido e Parceiros da Mata, que beneficiam milhares de produtores e  reafirmou o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que permitam a   valorização de um setor considerado essencial para a economia baiana e vital para a produção de alimentos.

“Na Bahia, mais  de 80% da produção é oriunda da agricultura familiar e temos projetos em todas regiões do Estado, garantindo emprego, renda e uma vida digna para os homens e mulheres do campo”, afirmou Jeandro Ribeiro.

A presidenta da Coopercentrosul, Angélica Anunciação  disse que “o evento foi importante para mostrar a força da agricultura familiar, definir projetos prioritários e promover a articulação entre os movimentos socais e o poder público, que tem se mostrado sensíveis às nossas reivindicações, graças ao compromisso do governador Jerônimo Rodrigues um homem oriundo do campo e que conhece as suas necessidades”.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar