Projeto Mãos que Reciclam da Defensoria Pública do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Buerarema, CVR Costa do Cacau e Buerarema garantem apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis durante os festejos em comemoração da Cidade
Durante as da Festa da Farinha em Buerarema, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal e as empresas CVR Costa do Cacau e O Boticário, realizou uma ação voltada para os agentes ambientais que atuaram no evento.
A “Central do Catador”, um espaço dedicado ao acolhimento e bem-estar dos catadores, ofereceu escuta, alimentação, hidratação e descanso. Além disso, eles receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e blusas, essenciais para garantir sua segurança durante o trabalho.
A Defensoria Pública também realizou o cadastro dos catadores visando futuras visitas domiciliares para atendimento e avaliação de demandas individuais.
“A ação reflete o esforço conjunto das instituições envolvidas e quando o município abraça a causa, como no caso em Buerarema, as condições dignas de trabalho acontecem e são respeitadas ”, afirma a defensora pública Dra. Aline Muller.
“Os municípios estão percebendo a importância deste ponto de apoio aos que realizam a tarefa de cuidar do meio ambiente e de fazer descarte correto”, disse Andréa Pires dos Reis, assistente social da DPE.
A Secretária do Meio Ambiente Luana Lemos, destacou que a Central do Catador foi uma excelente iniciativa e que todos os parceiros foram fundamentais, “ Buerarema só tem a agradecer a Defensoria, Pública, CVR Costa do Cacau e O Boticário, que valorizaram os nossos catadores e incentivaram a coleta seletiva”.