DestaquesGeral

Curso capacita empreendedores em chocolataria e confeitaria

O empreendedorismo em chocolataria e confeitaria vem crescendo no Brasil e se apresenta em abordagens diversas, seja através de indústrias como de pequenos empreendimentos artesanais. Para tal atividade, a legislação brasileira apresenta demandas que muitas vezes podem parecer complexas para serem implantadas nas rotinas de produção. Para colaborar com estes profissionais, a empresa Ustra Consultoria oferece o curso denominado “Gerenciamento das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) de chocolataria e confeitaria”.  A Ustra Consultoria tem como diretora Juliana Recuero Ustra, engenheira química,  responsável pelo Projeto Chocolate Brasileiro,  pesquisadora independente sobre cacau e chocolate, com ênfase em inovações no mercado do chocolate no Brasil e no mundo

Juliana Ustra

O curso ocorre em janeiro em São Paulo e em Porto Alegre, e outras edições em breve serão divulgadas para outras regiões brasileiras. E tem como objetivo geral entregar ferramentas para se gerenciar as demandas que surgem a partir da implantação obrigatória das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos nas empresas de produção de chocolate (seja bean to bar ou apenas de transformação) e também de confeitaria. É realizada com um olhar panorâmico, prático e focado em potencializar resultados para a empresa. E, com toda esta informação, busca desmistificar a complexidade de tal obrigatoriedade.

Juliana Recuero Ustra  destaca que o treinamento foi desenhado a partir de seu conhecimento e larga experiência desde 1998 atendendo como consultora os setores de confeitaria e chocolataria. Todos os exemplos e conceitos estão voltados para estas empresas, e durante o curso serão realizadas discussões, exercícios e dinâmicas para alcançar aos objetivos.

PRODUÇÃO DE CHOCOLATE

O público-alvo do curso composto por   empreendedores do setor de chocolates e derivados (seja tree to bar, bean to bar ou de transformação), empreendedores de confeitaria, gerentes de qualidade, gerentes de indústria, chefs de cozinha, nutricionistas, e demais profissionais envolvidos na rotina de gerenciar a implantação das BPFs em empresas de produção de chocolate (de qualquer tipo e volume de produção), acadêmicos e demais profissionais de áreas afins.

O foco especifico é apresentar informações gerenciais aplicadas às BPFs para empresas de produção de chocolate (bean to bar, tree to bar, produção tipo “derretimento e aplicação”) e de produtos derivados que usem chocolate em suas preparações ou que trabalhem com chocolate como principal insumo (trufas, bombons, panetones, bolos, sobremesas, biscoitos, sorvetes, entre outros). Igualmente estão neste foco, as empresas de confeitaria, em suas diversas abordagens, sejam artesanais ou industriais.

 

JULIANA USTRA/PERFIIL

Juliana Recuero Ustra – Responsável pelo Projeto Chocolate Brasileiro, é pesquisadora independente sobre cacau e chocolate, com ênfase em inovações no mercado do chocolate no Brasil e no mundo, em constante atualização sobre este mercado. Com formação em Eng.aQuímica (Furg), MSC em Engenharia Oceânica (Furg), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Diretora da USTRA CONSULTORIA desde 1998 e com vasta experiência com consultoria, projetos e treinamentos para indústrias de alimentos e serviços de alimentação.

Foi por cerca de 10 anos, consultora do SEBRAE-RS, quando participou ativamente por 10 anos com consultora ao Setor de Confeitaria de Pelotas, RS e atuou como responsável técnica por 8 edições da Feira Nacional do Doce. Com visitas a duas edições do Salon du Chocolat Paris, ao SIAL (Salão internacional de Alimentos) de Paris, Salon du Chocolat de Salvador, visitas técnicas a Museus de Chocolate em Barcelona e em Paris, bem como a chocolatarias renomadas e a fazendas de cacau. Ministrou palestra sobre chocolate no 7º Encontro Nacional de Concierges da Les Clefs d´Or Brésil.

Realizou edições de eventos de degustação de chocolate no Hostel Boutique Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande na Furg, no evento de luxo Winter Season Gramado, na Vinícola Guatambu, Vinícola Dunamis, Hotel Wish Serrano Gramado, Grande Hotel Canela, Parador Hampel. Realizou eventos pelo Projeto Chocolate e Queijos do Brasil junto ao jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão, em: Canela, RS, Belo Horizonte e Campo Grande, MS, e também no evento Fartura Tiradentes, MG 2019 e Fartura Belo Horizonte 2019.

Apresentou-se com o tema chocolates brasileiros no Fartura Porto Alegre 2019. Foi entrevistada no evento Happy Total com Tânia Carvalho sobre Vinhos e Chocolates. Entrevistada no Programa Todo Seu com Ronnie Von no dia do Cacau e no Canal Terra Viva com Renata Maron. Realizou Oficinas de degustação de Chocolate no Meeting do Festival Internacional de Turismo de Gramado, em 2018 e 2019. Tem projeto em parceria com a chef Nanra Branco, intitulado “Biomas do RS recebem Cacau e Chocolates do Brasil”. E tem nesta trajetória inúmeras outras atividades de consultoria e treinamentos para empresas de chocolate. Responsável pelo blog CHOCOLATENOBRASIL, onde a idéia central é a promoção do chocolate brasileiro. (chocolatenobrasil.blogspot.com.br)

 

SERVIÇO:

Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30

Datas:

PORTO ALEGRE: 22 de janeiro (Local: Casa da confraria Garden, rua Jardim Cristofel,209 – Moinhos de Vento)

SÃO PAULO: 27 de janeiro (Local: Casa Bonometti (rua Bahia 480, Bairro Higienópolis)

CAXIAS DO SUL: 4 de fevereiro (local: Colavoro Sanvitto coworking)

GRAMADO/CANELA: 6 e 7 de fevereiro (local: Biocoworking)

 

Informações pelo telefone +55 53 991024514 ou pelo email [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar