WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Leilão Cacau faz parceira com o Centro de Inovação do Cacau e IG Cacau Sul da Bahia

Ação conjunta vai estimular comércio de cacau de qualidade

A plataforma leilaocacau fechou uma parceria com o CIC – Centro de Inovação do Cacau e a IG – Indicação Geográfica Sul da Bahia para estimular o comércio de cacau de qualidade em toda a região. A Leilão Cacau (www.leilaocacau.com.br)  oferece um serviço de intermediação e agenciamento na venda das amêndoas e derivados e encontra  comprador certo para o produto ofertado, a um preço justo.

No acordo assinado com o IG e o CIC estão  previstas entre  outras ações  a criação de um centro de treinamento para a produção de cacau de qualidade em parceria com o Instituto Chocolate;  garantir para os compradores a qualidade dos produtos negociados na plataforma que forem analisados no CIC e tiverem o selo IG;

Também está previsto o  acesso facilitado à IG e sem custo de adesão a todos os produtores cooperados de uma cooperativa afiliada;  valores diferenciados na reanálise dos lotes negociados na plataforma; e  prospecção de empresas consumidoras de amêndoas de qualidade no Brasil.

Leilão Cacau; oportunidade de preços melhores

As três entidades também vão desenvolver  iniciativas voltadas para tornar a nossa região nacionalmente conhecida como fornecedora de cacau de qualidade.

SELO DE QUALIDADE

De acordo com  Orlantildes Pereira, um dos diretores da Leião Cacau, “acreditamos que se atacarmos de frente o gargalo que é a questão da comercialização para o cacau de qualidade, estaremos dando um passo importante para o crescimento na sua produção”. “A plataforma leilaocacau que foi criada com esse foco, tem agora um aliado de peso, o  CIC, instituição reconhecida pela excelência na área de análises físico-químicas e sensoriais das nossas amêndoas, o que imporá maior credibilidade nos lotes ofertados na plataforma, uma vez que esses lotes terão o carimbo do CIC”, ressalta..

“Essa é mais uma parceria fechada visando garantir ao produtor canais diversificados para comercialização de suas amendoas de qualidade superior, padrão IG Sul da Bahia, além de garantir ao chocolateiro e ao consumidor final toda a transparência, rastreabilidade, respeito sócio ambiental e padrão de altíssima qualidade da matéria prima de seus chocolates”,  destaca Cristiano Sant’ Ana, diretor do IG Cacau Sul da Bahia.

A Associação Cacau Sul Bahia-iG Cacau é uma federação formada por 16 instituições representativas com um total de 3060 associados e é atualmente a mais abrangente associação da cadeia do cacau e chocolate no Sul da Bahia.

De acordo com Cristiano Vilela, coordenador do CIC, “a  parceria visa fortalecer o mercado de cacau de qualidade local. Essa é mais uma ação alinhada com nossa estratégia de melhoria da qualidade do Cacau brasileiro. Precisamos oferecer ao produtor outras alternativas além da comercialização de commodities”. “É muito importante que o produtor consiga diversificar parte da sua produção, agregando valor, melhorando sua rentabilidade e consequentemente, tendo melhor qualidade de vida”, diz.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar