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Após receber 50 mil visitantes em Portugal, o Chocolat Festival se consagra na primeira edição fora do Brasil

Com 52 expositores de 11 países, primeira edição na Europa gerou 2,6 milhões em negócios

O Chocolat Festival Portugal, a primeira edição do evento na Europa, repetiu o sucesso das mais de 20 em solo brasileiro: 50 mil pessoas compareceram ao World of Wine (WOW), com a geração de 500 mil euros em negócios, o equivalente, hoje, a cerca de R$ 2,6 milhões.

Marco Lessa com Alê Costa da Cacau Show Que fez uma palestra no evento e tem planos de investir na Bahia.

Distribuído em quatro dias, o maior festival de chocolate e cacau da América Latina estreou no velho continente com 52 expositores de 11 países diferentes. O Chocolat Festival é uma realização da MVU Empreendimentos, detentora da marca para o Brasil e exterior, e do Grupo WOW, e contou com o apoio dos governos da Bahia e do Pará, Fieb e Sebrae, além de parceiros portugueses.

 

Gerson Marques, que produz os Chocolates Yrerê, nome da fazenda pioneira em turismo rural à margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna) destaca que o Chocolat Portugal “trata-se de um evento extremamente estratégico, pois a abertura das portas do mercado europeu para o chocolate do Sul da Bahia”. “Por ser uma região tradicional de vinhos, o Porto tem uma identidade sensorial muito forte, além de uma grande comunidade brasileira, o nosso produto foi muito bem aceito, gerando boas perspectivas de negócios”, disse.

Gerson Marques

Gerson  Marques também participou do Salon do Chocolat de Paris, o maior evento do gênero mundo, onde o contato direto com o consumidor é mais intenso e proporciona boas vendas, e de uma rodada de negócios para a organizar roteiros de Turismo de Chocolate, para turistas franceses visitarem e se hospedarem em fazendas de cacau e chocolate no Sul da Bahia, já em operação no próximo verão europeu.

Rodada de Negócios na Embaixada do Brasil em Paris

Na Embaixada do Brasil em Paris, Gerson Marques fez uma palestra sobre cacau e conservação  ambiental, com produção focada na sustentabilidade

 

Rogério Pereira Assunção

Rogério Pereira Assunção, diretor comercial da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que produz os chocolates Natucoa, participações do Chocolate Portugal e do Salon du Chocolat de Paris. Segundo ele ““conhecer como funciona o mercado internacional, estabelecer relações comerciais e a partir disso montar estratégias de comercialização, já que pretendemos unidades na Europa”. Esse contato com consumidores potenciais é fundamental para a Natucoa”. Além de Portugal e França, Rogério visitou fábricas de chocolate na Bélgica e participa de um festival gastronômico na Itália, levando o produto sulbaiano para degustação.

 

Além do Yererê e  Natucoa outras marcas baianas como   Benevides, Chocolate da Jú, Maltez, Chor, Cacau do Céu, Baianí e Mestiço, além de  nibs e outros derivados de cacau     também foram apresentadas e comercializadas nos dois eventos.

 

Marco Lessa durante a abertura do Salon de Paris.

Na semana seguinte, o idealizador do projeto e responsável pela organização do festival em Portugal, Marco Lessa, seguiu com essa missão inédita para um dos eventos mais importantes de chocolate e cacau do mundo, o ‘Salon du Chocolat Paris’, na França, com exposição de diversas marcas nacionais, com destaque para Bahia e Pará.

A feira, realizada no Paris Porte de Versailles (Viparis), serve de vitrine a 300 expositores de 60 países e, entre a última sexta (28) e a terça-feira (1º), recebeu mais de 150 mil visitantes.

 

Marco Lessa com Andrea Ferrari diretora da ABICAB e Patrícia Orrico da Fieb.

Marco Lessa destaca que “o Brasil vem sendo destaque nos principais eventos de chocolate do mundo, graças à visão dos governos da Bahia e do Pará, que contribuíram para mudar a imagem que o exterior tinha do país, visto apenas como produtor de amêndoas”.

 

“Passamos a produzir cacau e chocolate de qualidade e valorizar esse mercado consumidor. Chegar a Portugal é um passo fundamental para chegar o mercado europeu e isso se refletiu nos negócios que estão sendo realizado com redes de comercialização do chocolate do Sul da Bahia”.

 

De acordo com Lessa, a meta é internacionalizar o Chocolat Festival, chegando a um novo país a cada ano. “Com isso vamos levar o cacau e o chocolate para o mundo inteiro e ao mesmo tempo gerar um fluxo de turismo de experiência e já temos agendadas visitas dos presidentes das associações francesas de confeiteiros e de agências de viagens. Em 2023 já receberemos turistas  franceses”, afirma.

 

Marco Lessa fez questão de agradecer o Governo da Bahia, através do governador Rui Costa, das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Turismo, fundamental para que o projeto atingisse essa dimensão. Quero parabenizar também o governador eleito Jerônimo Rodrigues, que como secretário da SDR sempre apoiou o processo de  qualificação do cacau e do chocolate da região Sul e que agora com certeza ampliará esse apoio”.

Lessa também agradece à Prefeitura de Ilhéus, através do prefeito Mario Alexandre, que tem sido um apoiador do Chocolat Festival e da participação baiana no Salon em Paris.

Em 2022, o Chocolat Festival também já passou por Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA), Linhares (ES) e Belém (PA). Neste ano, ainda está previsto um desembarque doméstico, em São Paulo (SP), em dezembro.

Sobre o Chocolat Festival

Marco Lessa com Pedro Araújo, diretor geral do WOW e criador da premiado marca 20 | 20 que começará a usar cacau do Brasil em alguns produtos.

Realizado desde 2009, o festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, _bean to bar_, _premium_ e _gourmet_.

Mais detalhes estão disponíveis no site chocolatfestival.com.

 

 

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