
O Chocolat Festival Portugal, a primeira edição do evento na Europa, repetiu o sucesso das mais de 20 em solo brasileiro: 50 mil pessoas compareceram ao World of Wine (WOW), com a geração de 500 mil euros em negócios, o equivalente, hoje, a cerca de R$ 2,6 milhões.

Distribuído em quatro dias, o maior festival de chocolate e cacau da América Latina estreou no velho continente com 52 expositores de 11 países diferentes. O Chocolat Festival é uma realização da MVU Empreendimentos, detentora da marca para o Brasil e exterior, e do Grupo WOW, e contou com o apoio dos governos da Bahia e do Pará, Fieb e Sebrae, além de parceiros portugueses.
Gerson Marques, que produz os Chocolates Yrerê, nome da fazenda pioneira em turismo rural à margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna) destaca que o Chocolat Portugal “trata-se de um evento extremamente estratégico, pois a abertura das portas do mercado europeu para o chocolate do Sul da Bahia”. “Por ser uma região tradicional de vinhos, o Porto tem uma identidade sensorial muito forte, além de uma grande comunidade brasileira, o nosso produto foi muito bem aceito, gerando boas perspectivas de negócios”, disse.

Gerson Marques também participou do Salon do Chocolat de Paris, o maior evento do gênero mundo, onde o contato direto com o consumidor é mais intenso e proporciona boas vendas, e de uma rodada de negócios para a organizar roteiros de Turismo de Chocolate, para turistas franceses visitarem e se hospedarem em fazendas de cacau e chocolate no Sul da Bahia, já em operação no próximo verão europeu.

Na Embaixada do Brasil em Paris, Gerson Marques fez uma palestra sobre cacau e conservação ambiental, com produção focada na sustentabilidade

Rogério Pereira Assunção, diretor comercial da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), que produz os chocolates Natucoa, participações do Chocolate Portugal e do Salon du Chocolat de Paris. Segundo ele ““conhecer como funciona o mercado internacional, estabelecer relações comerciais e a partir disso montar estratégias de comercialização, já que pretendemos unidades na Europa”. Esse contato com consumidores potenciais é fundamental para a Natucoa”. Além de Portugal e França, Rogério visitou fábricas de chocolate na Bélgica e participa de um festival gastronômico na Itália, levando o produto sulbaiano para degustação.
Além do Yererê e Natucoa outras marcas baianas como Benevides, Chocolate da Jú, Maltez, Chor, Cacau do Céu, Baianí e Mestiço, além de nibs e outros derivados de cacau também foram apresentadas e comercializadas nos dois eventos.

Na semana seguinte, o idealizador do projeto e responsável pela organização do festival em Portugal, Marco Lessa, seguiu com essa missão inédita para um dos eventos mais importantes de chocolate e cacau do mundo, o ‘Salon du Chocolat Paris’, na França, com exposição de diversas marcas nacionais, com destaque para Bahia e Pará.
A feira, realizada no Paris Porte de Versailles (Viparis), serve de vitrine a 300 expositores de 60 países e, entre a última sexta (28) e a terça-feira (1º), recebeu mais de 150 mil visitantes.

Marco Lessa destaca que “o Brasil vem sendo destaque nos principais eventos de chocolate do mundo, graças à visão dos governos da Bahia e do Pará, que contribuíram para mudar a imagem que o exterior tinha do país, visto apenas como produtor de amêndoas”.
“Passamos a produzir cacau e chocolate de qualidade e valorizar esse mercado consumidor. Chegar a Portugal é um passo fundamental para chegar o mercado europeu e isso se refletiu nos negócios que estão sendo realizado com redes de comercialização do chocolate do Sul da Bahia”.
De acordo com Lessa, a meta é internacionalizar o Chocolat Festival, chegando a um novo país a cada ano. “Com isso vamos levar o cacau e o chocolate para o mundo inteiro e ao mesmo tempo gerar um fluxo de turismo de experiência e já temos agendadas visitas dos presidentes das associações francesas de confeiteiros e de agências de viagens. Em 2023 já receberemos turistas franceses”, afirma.
Marco Lessa fez questão de agradecer o Governo da Bahia, através do governador Rui Costa, das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Turismo, fundamental para que o projeto atingisse essa dimensão. Quero parabenizar também o governador eleito Jerônimo Rodrigues, que como secretário da SDR sempre apoiou o processo de qualificação do cacau e do chocolate da região Sul e que agora com certeza ampliará esse apoio”.
Lessa também agradece à Prefeitura de Ilhéus, através do prefeito Mario Alexandre, que tem sido um apoiador do Chocolat Festival e da participação baiana no Salon em Paris.
Em 2022, o Chocolat Festival também já passou por Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA), Linhares (ES) e Belém (PA). Neste ano, ainda está previsto um desembarque doméstico, em São Paulo (SP), em dezembro.
Sobre o Chocolat Festival

Realizado desde 2009, o festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, _bean to bar_, _premium_ e _gourmet_.
Mais detalhes estão disponíveis no site chocolatfestival.com.
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