WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Sul da Bahia recebe curso de escola europeia de negócios

Estudantes de MBA da França conheceram de perto a cadeia do cacau ao chocolate

 

O Sul da Bahia recebeu, entre o fim do mês de agosto e início de setembro, para um curso imersivo, um grupo de alunos da Audencia, escola de negócios da Europa com sede em Nantes, na França, conhecida como capital da inovação. Sob o tema “Impacto econômico, social e ambiental do cacau na Mata Atlântica”, o curso reuniu 13 estudantes de MBA nas áreas de gestão empresarial, marketing e comunicação para uma experiência de aprendizado sobre a cadeia do cacau na região. A iniciativa foi resultado da parceria entre o Instituto Arapyaú e a faculdade internacional de negócios Audencia, com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia.

 

“Esta ação faz parte do nosso compromisso em tornar as soluções desenvolvidas e implementadas em nosso território uma referência para a agenda de desenvolvimento sustentável, em âmbito nacional e internacional”, afirmou Ricardo Gomes, gerente de desenvolvimento territorial do Instituto Arapyaú. Os 13 alunos inscritos passaram por um roteiro que incluiu visita ao Instituto Floresta Viva, em Serra Grande, ao Assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga e ainda a Experiência Dengo Origem, na Agrícola Conduru, distrito de Rio do Braço, em Ilhéus.

O itinerário foi selecionado de forma a permitir que os estudantes testemunhassem como estratégias de impacto positivo têm sido desenvolvidas na região, onde a alta relevância ambiental convive com a vulnerabilidade socioeconômica. “A imersão incentivou esses jovens a se envolverem em trocas, entre si e com as partes interessadas locais, sobre os desafios atuais e possíveis soluções no campo”, pontuou Ricardo.

Os alunos, de forma coletiva, destacaram o fator humano na viagem, sobre como as lideranças eram comprometidas e apaixonadas pelas causas em que atuavam. “Ao longo das visitas, ficou muito claro como tudo o que vimos estava conectado. E eu me surpreendi, pois realmente aprendi temas muito novos para mim. Entendo que ganhei aqui referências valiosas para a minha carreira, mesmo que em uma área completamente diferente do cacau. No meu caso, meu tema de maior interesse é o oceano”, contou a estudante Anyssa Di Giampaolo.

“Os estudantes da turma que esteve na Bahia tinham em média de 25 anos de idade. São jovens ambiciosos e curiosos que desejam expandir seus conhecimentos e habilidades em gestão, liderança e inovação. Eles buscam adquirir uma compreensão aprofundada do mundo dos negócios, com visão global, e desenvolver suas competências empresariais”, explicou Victor Megido, desenvolvedor de novos negócios da Audencia.

 

O curso ofereceu uma oportunidade única para os participantes de diferentes partes do mundo conhecerem a fundo um caso de bioeconomia tropical, com suas práticas virtuosas e também seus desafios. “O sul da Bahia e suas cabrucas são um exemplo de empreendedorismo e conservação ambiental. É excelente que o potencial da região esteja atraindo a atenção de outros pontos do mundo. Estamos comprometidos em materializar toda nossa potencialidade, reforçando nossa identidade e vocações. Essa vivência internacional é resultado do esforço na direção do desenvolvimento sustentável”, apontou Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR Sul da Bahia.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar