WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

O Cacau e a hipocrisia nas Terras do Sem Fim

 

 

Cléber Isaac Filho

 

A sociedade civil produtiva da região sul da Bahia; aonde o cacau realmente preserva florestas; plantado no sistema cabruca está bem longe de ser as ” terras do sem fim  dos Coroné “….e tem o seguinte perfil :

 

” Atualmente, o estado possui uma área plantada de cacau de aproximadamente 439 mil hectares (ha) no sul da Bahia, distribuídos em 69 mil estabelecimentos rurais, segundo dados da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Cerca de 74% dessa área (51.060 ha) são de agricultores e agricultoras familiares.

 

Do total da área, cerca de 60% desta área é cultivada por meio do sistema cabruca – forma de cultivo em que árvores nativas da região são usadas para fornecer sombra aos cacaueiros. ”

 

Ainda assim o mais proeminente ambientalista da região me decepcionou demais ao falar para diversas pessoas que a vassoura de bruxa foi bom para a região; e o pior ainda é ver isso replicado na novela @renascernovela .

 

Enfim a hipocrisia é o fruto mais abundante na região em que institutos captam milhões pra fazer projetos que só vão beneficiar técnicos e passar panos para os verdadeiros problemas do Agricultor (com A maiúsculo ) :

 

  1. Regime tributário de importação

 

  1. Falta de crédito

 

  1. Endividamento causado por INCOMPETÊNCIA DA CEPLAC E BANCO DO BRASIL ( que em 1995 financiaram um pacote tecnólogico que aumentou a vassoura de bruxa).

 

Enfim a HIPOCRISIA FRUTIFICA NAS TERRAS DO SEM FIM.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar