Chocolates finos produzidos na Bahia foram alguns dos destaques da terceira edição do Chocolat Portugal 2024, realizado na região do Porto, que foi realizado entre 24 e 27 de outubro, no WOW. Representantes de três marcas baianas participam do festival, que tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No local, uma baiana tipicamente trajada posou para fotos com os portugueses e distribuiu fitinhas do Senhor do Bonfim.
Mais de 50 mil pessoas participaram do evento com palestras, workshops, showcooking, kidscooking e apresentações culturais. O volume de negócios deve se aproximar de dois milhões de euros (mais de 12 milhões de reais), considerando as vendas dos expositores e negócios futuros.
Ao mesmo tempo em que participaram de rodadas de degustação dos chocolates da Bahia Cacau, Unicafes e Natucoa, os visitantes receberam informações sobre os atrativos da Costa do Cacau. Na região, o destaque é a Estrada do Chocolate, uma rodovia temática, localizada entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, que concentra fazendas produtoras de cacau e fábricas, oferecendo ao turista a oportunidade de conhecer desde a produção do cacau até a sua transformação em doce fino, distribuído para o mercado mundial.
“A Bahia tem no chocolate um produto turístico divulgado no mundo inteiro, pela qualidade e também pelas experiências sensoriais oferecidas na região cacaueira e histórias do escritor Jorge Amado. Além disso, o mercado português é importante emissor de visitantes para a Bahia, com voos diários da companhia TAP”, disse o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Para Marco Lessa, CEO da M21 e organizador do festival, a presença da Bahia é estratégica: “O estado se destaca como uma vitrine do cacau e do chocolate, atraindo o interesse de investidores e visitantes que têm a oportunidade de vivenciar a experiência singular do chocolate e do cacau em uma das regiões mais fascinantes do Brasil: o sul da Bahia”.
O produtor Josivaldo Silva, da Bahia Cacau, no Sul da Bahia, participa pela segunda vez do festival em Portugal e ressaltou a necessidade de estar em grandes eventos pelo mundo.
“O acesso a novos mercados é crucial e a nossa participação aqui evidencia a qualidade e o potencial de crescimento da produção baiana”, avaliou o representante da Brasil Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, localizada no município de Ibicaraí.
O Chocolat Festival é uma realização da MVU, Casa Brasiliana com a parceria do Governo do Estado do Pará, Governo do Estado da Bahia e WOW.
SOBRE O CHOCOLAT FESTIVAL
Maior evento de chocolate e cacau da América Latina e um dos maiores do mundo, o Chocolat Festival conquistou um público superior a 1,5 milhão de visitantes em 39 edições. A partir de sua criação, em 2009, com o objetivo de dinamizar a cultura do cacau, surgiram mais de 350 marcas de chocolate bean to bar brasileiras. Estreou em Portugal, em 2022. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas visitaram o evento, no WOW.
SOBRE MARCO LESSA
Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.
Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.
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(Fotos Divulgação)