WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Bahia divulga produtos e atrativos no Chocolat Festival Portugal

Evento mostrou a versatilidade do cacau e do chocolate, com estrelas nacionais e internacionais da gastronomia no Porto; produtos baianos tiveram grande destaque

Chocolates finos produzidos na Bahia foram alguns dos destaques da terceira edição do Chocolat Portugal 2024, realizado na região do Porto, que foi realizado entre 24 e 27 de outubro, no WOW. Representantes de três marcas baianas participam do festival, que tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No local, uma baiana tipicamente trajada posou para fotos com os portugueses e distribuiu fitinhas do Senhor do Bonfim.

Mais de 50 mil pessoas participaram do evento com palestras, workshops, showcooking, kidscooking e apresentações culturais. O volume de negócios deve se aproximar de dois milhões de euros (mais de 12 milhões de reais), considerando as vendas dos expositores e negócios futuros.

Ao mesmo tempo em que participaram de rodadas de degustação dos chocolates da Bahia Cacau, Unicafes e Natucoa, os visitantes receberam informações sobre os atrativos da Costa do Cacau. Na região, o destaque é a Estrada do Chocolate, uma rodovia temática, localizada entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, que concentra fazendas produtoras de cacau e fábricas, oferecendo ao turista a oportunidade de conhecer desde a produção do cacau até a sua transformação em doce fino, distribuído para o mercado mundial.

“A Bahia tem no chocolate um produto turístico divulgado no mundo inteiro, pela qualidade e também pelas experiências sensoriais oferecidas na região cacaueira e histórias do escritor Jorge Amado. Além disso, o mercado português é importante emissor de visitantes para a Bahia, com voos diários da companhia TAP”, disse o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Para Marco Lessa, CEO da M21 e organizador do festival, a presença da Bahia é estratégica: “O estado se destaca como uma vitrine do cacau e do chocolate, atraindo o interesse de investidores e visitantes que têm a oportunidade de vivenciar a experiência singular do chocolate e do cacau em uma das regiões mais fascinantes do Brasil: o sul da Bahia”.

O produtor Josivaldo Silva, da Bahia Cacau, no Sul da Bahia, participa pela segunda vez do festival em Portugal e ressaltou a necessidade de estar em grandes eventos pelo mundo.

“O acesso a novos mercados é crucial e a nossa participação aqui evidencia a qualidade e o potencial de crescimento da produção baiana”, avaliou o representante da Brasil Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, localizada no município de Ibicaraí.

O Chocolat Festival é uma realização da MVU, Casa Brasiliana com a parceria do Governo do Estado do Pará, Governo do Estado da Bahia e WOW.

 

SOBRE O CHOCOLAT FESTIVAL

Maior evento de chocolate e cacau da América Latina e um dos maiores do mundo, o Chocolat Festival conquistou um público superior a 1,5 milhão de visitantes em 39 edições. A partir de sua criação, em 2009, com o objetivo de dinamizar a cultura do cacau, surgiram mais de 350 marcas de chocolate bean to bar brasileiras. Estreou em Portugal, em 2022. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas visitaram o evento, no WOW.

  

SOBRE MARCO LESSA

Marco Lessa

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.

 

 LINK DE FOTOS

https://bit.ly/4euiHpx

 

(Fotos Divulgação)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo