
A Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., ALAMBIQUE e a Free Hand homenagearam o Cabloco Alencar, que completou 94 anos no dia 2, mais de 50 deles dedicados ao ABC da Noite, boteco mitológico do Beco do Fuxico, onde abecezeiros fiéis de todas as idades podem degustar batidas de antologia, como as célebres de pitanga, tamarindo, maracujá e gengibre.

A ALAMBIQUE e a Free Hand confeccionaram duas placas com o dizeres “ Caboclo Alencar 94 anos. Vida Longa ao Mestre as Batidas Imortais e Rei do Beco do Fuxico”, uma colocada na entrada do boteco e outra entregue a Alencar e à primeira dama do ABC e do Beco, dona Neusa.

O presidente vitalício, imortalício e ditatorialício da ALAMBIQUE, Daniel Thame destaca que “o Caboclo Alencar é um personagem-símbolo de Itabuna, que com suas batidas e sua prosa transformou o beco num ponto de encontro em que as amizades estão acima de eventuais diferenças. Que chegue aos 100 anos recebendo todas as merecidas homenagens”.

Para o proprietário da Free Hand, Marcos Carvalho, “reverenciar o Caboclo Alencar é resgatar a memória de uma cidade que cresceu, mas ainda mantém o espírito acolhedor tão presente no Beco do Fuxico”.
Por iniciativa de Daniel Thame, que nas horas vagas da presidência da ALAMBIQUE, também é jornalista e escritor, ABC da Noite foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Itabuna na gestão do prefeito Vane do Renascer, para não correr o risco de ser tombado no sentido literal, como vem ocorrendo com vários prédios históricos de Itabuna.