DestaquesGeral

Instituto Ecobahia e UESC implantam Centro Vocacional Tecnológico do Cacau e Chocolate

 

 

Foi lançado na Universidade Estadual de Santa Cruz, o Centro Vocacional Tecnológico do Cacau e Chocolate. A proposta do CVT é uma ação Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte com recursos do Governo Federal através do Ministério da Ciência e Tecnologia que terá como entidade executora o Instituto Baiano de Desenvolvimento Sócio Ambiental – ECOBAHIA em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

O CVT terá duração de um ano, gerido por um comitê gestor que de maneira colegiada definirá as ações prioritárias do projeto.   “Vamos buscar desenvolver a região a partir da vocação tecnólogica e estamos num ambiente correto, essa universidade tem apoiado as boas iniciativas para o desenvolvimento desta região” destacou Adi Lira coordenador geral do ECOBAHIA.

” Queremos trabalhar com todas as entidades de tecnologia do território para fortalecer a cadeia produtiva do cacau, levando inovação tecnológica para aqueles que estão a margem e fortalecendo aqueles que já possuem algum tipo de inovação, com foco na agricultura familiar fortalecendo o cooperativismo e transformando tudo que a gente produz em negócio”, disse o coordenador de relações institucionais do ECOBAHIA Nego Elder.

” Estamos a disposição desta região para a promoção do desenvolvimento regional e nosso quadro de excelentes técnicos trabalharão com afinco para que o CVT seja um sucesso”, afirmou disse Alessandro Santana Pró Reitor de Extensão da UESC

O lançamento  contou com diversos membros do CODETER, a exemplo da AMURC, Josué de Castro responsável pela gestão do CESOL LITORAL SUL, COOPFESBA, MLT, presença dos Institutos Federais IFBA e IFBAIANO, TEIA DOS POVOS dentre outras instituições destaque para o corpo diretivo do colegiado territorial que se fez presente na reunião.

O Centro Vocacional Tecnológico do Cacau e Chocolate  tem entre suas metas criar um atlas do cacau além de criar produtos derivados do Cacau como chocolate, nibs, mel de cacau, cerveja e manteiga de cacau.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar