WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
DestaquesGeral

Documentário “Eu e o Chocolate” revela espírito empreendedor dos sulbaianos

Maria Olivia Lawinsky ´viaja´ pela história do fruto mítico e da descoberta do chocolate de origem

Natural de Ilhéus, Maria Olivia Lawinsky traz o cacau nas veias e se tornou uma apaixonada pelo chocolate de origem. A família Lawinsky faz parte da legião de pioneiros e empreendedores que ajudaram a construir a chamada Civilização Cacaueira, mundialmente conhecida através dos romances de Jorge Amado.

Maria Olivia participou e conviveu com o processo da produção cacaueira na fazenda de cacau do seu avô por muitos anos. “A região cacaueira possui uma área belíssima, com Flora, Fauna, História e Cultura indescritíveis”, afirma.

Em 2019, antes de início da pandemia, ela retornou a Ilhéus, onde produziu o documentário “Eu e o Chocolate”. Apresentado por Maria Olivia, o filme mostra uma parte da história da produção do cacau, no Sul da Bahia, desde a época áurea, nos anos 70 até 1989, quando a região sofreu a destruição causada pelo aparecimento da vassoura de bruxa, gerando pobreza e crise econômica.

Desde 1989 até hoje os fazendeiros resistem pois aprenderam como lidar com a doença e numa mudança de paradigma, estão produzindo também o chocolate artesanal, “tree to bar”, chamado também o chocolate gourmet.

“Os jovens descendentes também estão voltando para as fazendas de cacau, entusiasmados e seguindo essa onda de otimismo produzindo o chocolate”, afirma Maria Olivia Lawinsky.

Assista essa viagem pelo fascinante universo do cacau e do chocolate no Sul da Bahia.

É imperdível.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar