
O Consórcio Cabruca, uma referência na exportação de chocolates finos do Sul da Bahia, iniciou as gravações do documentário “O Regalo”. A obra vai explorar a rica tradição da produção de chocolate de origem na região, destacando a amizade de grandes figuras literárias como Jorge Amado e Pablo Neruda.
Com um roteiro de Gabriel Nascimento e direção de Catharina Oliveira, o documentário contará com a pesquisa de Thiago Fernandes e Henrique Oliveira, com direção de fotografia de Martone Badaró e a produção da Foco Filmes.
As filmagens ocorrem em fazendas de cacau, fábricas de chocolate em locais icônicos de Itabuna e Ilhéus, ressaltando a importância dos produtores de chocolate na formação da identidade baiana.

“O Regalo” propõe uma reflexão sobre a felicidade que surge nas roças de cacau, conectando a arte literária de Jorge Amado – que retratou a realidade dos trabalhadores rurais – à poética de Pablo Neruda. O documentário buscará valorizar o sistema de cultivo Cabruca, que promove sustentabilidade e preservação ambiental, enquanto resgata a história e as tradições das comunidades locais que se dedicam à produção de chocolate.

Durante as gravações, o documentário incluirá entrevistas com produtores locais, acadêmicos e especialistas que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a importância do chocolate para a economia e a cultura da região.
Entre os depoimentos estão mulheres como Dona Helena Guimarães, Ju Arléo, Nara Rodrigues e Leilane Benevides, Carine Assunção e Manuela Carvalho cujas histórias pessoais e profissionais ilustram a rica tradição e a qualidade do chocolate produzido no Sul da Bahia.
O lançamento do documentário está programado para o segundo semestre de 2025, com o objetivo de promover não apenas os chocolates finos da região, mas também inspirar uma valorização mais ampla da cultura e das práticas sustentáveis associadas à produção de chocolate.
Veja a reportagem na TV Santa Cruz